ORANDO EM ÊXODO: "Moisés roga a Deus sua presença" - Ex 33:12-16

ORANDO EM ÊXODO: "Moisés roga a Deus sua presença" - E

ORANDO EM ÊXODO: "Moisés roga a Deus sua presença" - Ex 33:12-16


Pr. David Bowman Riker - Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista do Pará - 23 de maio de 2021





amados continuamos a saga enzo bo continuamos atravessando e jogou e nesta noite vamos considerar isopor ou 33 12 a 16 isoppo trigésimo terceiro capítulo vamos refletir apenas do 12 é o 16 uma das grandes bênçãos de ser um servo do senhor na serra do senhor é porque nós contamos com direção do senhor o senhor nos guia o senhor vos dirigi o senhor é o grande timoneiro que está dirigindo bairro das nossas vidas às vezes a gente não entende a gente não compreende por xuxa tá nesse nevoeiro aqui

porque é que está em desse barco mas o senhor não dirija e nos guia ao homem que tem meu senhor ele mostrará o caminho que deve seguir salmo 25/12 ao homem a pessoa que tenha o senhor ele instruirá no caminho que deve escolher e o foco da nossa reflexão hoje à noite tem a ver com a presença do senhor a presença do senhor que nos guia que nos dirige é ele que vai conduzindo o nosso maior êxodo quantos têm o texto sagrado hoje à noite graças a deus vamos então efetuar a leitura da porç ão 3312 em

diante disse moisés ao senhor tu me dizes fazem subir este povo porém não me desce saber a quem age enviar comigo contudo de 7 conheço te pelo teu nome também achaste graças aos meus olhos agora pois se eu achei graça aos teus olhos peço tive que me faça saber neste momento o teu caminho para que eu te conheço graças aos teus olhos e considera esta nação é teu povo respondeu o senhor a minha presença irá contigo eu te darei descanso então lhe disse moisés se a tua presenç a não vai comigo se

tu não vai nos dirigir nos conduzir não nos faça subir deste lugar pois como se a de saber que achamos graça aos teus olhos eu e o teu povo não é porventura andares conosco de maneira que somos separados e o teu povo de todos os povos da terra pai querido fala conosco neste momento em um jipe vai contra o espírito santo eo meditar do meu coração e as palavras da minha boca acham guarida em cada coração hoje à noite em nome de jesus amém devemos buscar constant emente a direção do senhor vocês

notaram que logo na abertura do verso e colou 12 moisés diz numa versão mais contemporânea do melhor de nas tis conduz esse povo quando deus mandou moisés conduziu povo vocês lembram lá nassar dente bem atrás nós estamos aqui no 33 se você for lá o capítulo 3 deixa aí um dedo a ino 33 e recua o começo do livro de êxodo que tu vais ver o momento em que o senhor diz que ele conduza ao povo esono 3 10 vai pois agora eu te envio ao farol para tirar 2 d ito meu povo os israelitas foi aqui que ele

mandou com que moisés conduzir dirigisse o povo mas moisés está confuso com as palavras de deus inicialmente ele diz meu anjo mas posteriormente ele diz um anjo mas deveria conduzir o povo mas deus tinha dito agora que moisés diria sozinho ele me mandariam longe e não mais iria com eles observa a confusão com as palavras que deus inicialmente usa a bíblia aberta aí olha e zhou 3234 olha êxodo 3234 vague é o povo ao lugar que lhe falei c om meu anjo irá à tua frente mais adiante um pouquinho bati

o olho mais adiante no 3321 mandarei um anjo e expulsarem os cananeus que seria este anjo se é meu anjo seria um ódio ao que se refere o senhor coração de moisés está pesado com a ameaça que deus fez de abandonar o seu povo veja bem não era uma questão que o povo não ia mais conquistar a terra e eu não ia não vai conquistar mais a presença do senhor direção pessoal do senhor não mais estaria com o povo as promessas estavam t odas de pé mas o autor das promessas não estaria com eles toda

essa situação que a gente vê descrito aqui é desencadeada por causa do bezerro de ouro que nós já falamos aqui em 2 sermões sucessivos o bezerro de ouro eu não sei o quão forte eu coloquei isso pra você o episódio do bezerro de ouro é um tanto anticlimático campos climática da maneira como ele aconteceu imagina comigo o seguinte cenário para ilustrar o que seria um episódio anticlimático imagina por exemplo o mar ido amoroso o marido amoroso maridão que quer dar um carro para sua esposa mas

ela ele não quer que ela saiba então ele através de uma uma manobra com uma colega ele combina com ela diz olha chama minha esposa para escolher um carro parati no processo diz qual tu escolheria pergunta pra ela opinião descobre qual é o modelo descobre a cor que mais agrada descobre o tipo de veículo que seria o ideal e aí também penosamente no curso de muitos meses anos ele junta aquele dinheiro co m muito esforço muito trabalho com muito amor com muito esforço e junto àquela aquela

aquele recurso ea colega habilidosa por trás descobre exatamente o que ela queria um fusquinha desses alemães amarelo desses novos agora redondinho com a do traseiro e tal que seria o carro do sonho dessa pessoa para quem ele queria presentear e ele então aos trancos e barrancos comprou veículo tudo por trás e no dia do seu aniversário coloca uma fita bacana e faz uma mega surpresa a espos a amada do seu coração nesse dia um dia do recebimento deste presente de uma maneira um tanto chocante e

anti climática ela disse meu bem eu estou pensando em separar de você na realidade eu tô pelo facebook eu conheci um ex namorado ea 12 meses nós temos conversado e eu estou considerando eu não amo mais você não estou interessado em você no momento que ele prepara o melhor contraponto de forma anticlimático é o que acontece no episódio do bezerro que quando deus prepara o decálo go de punho e presenteia para a raça humana o de cá logo que a de reger as leis do mundo e vai servir não apenas

para israel mas vai servir por gentios' ao redor do mundo porque o sistema ajudai com o sistema legal romano e as outras dez que vieram tão muito dependentes no de catálogo que a raiz de tudo e quando deus prepara esse presente através de um de um encontro pessoal com grande líder moisés e da na mão dele isso aí o que é que israel quer que israel a pronta como é que israel recebe uma grande orgia idolátrica com um bezerro de ouro percebem como é contrário é diametralmente oposto ao que se

esperava israel então esse pecado do bezerro muito grave e muito duro provoca essa reação de abandono de ameaça de abandono do senhor do seu povo tanto é que irado deus irá adora 3211 do 3211 deixa-me agora diz o senhor para que minha ira se acenda contra eles eels mate depois eu falei de você moisés uma grande nação o povo não será mais chamado atrás de abraão isaque já começa é de ti vou fazer de você eu vou levantar de vez esse povo é ingrato obstinado e rebelde e trata me trata dessa maneira

depois da intervenção de moisés em favor do povo de deus então decidiram matá los como lemos no 3214 4 versículos depois o que você leu sucedeu que o senhor se arrependeu do mal algumas traduções desistiu de seu intento que ameaçara trazer sobre o povo bom então o céu diz olha eu não vou matar mas eu não vou mais com o povo não irei mais com vocês 33 3 vão pra terra onde emana leite mel mas eu não irei em vossa companhia pois só esporro rebelde interessante num dos lampejos único de israel

parece que é um arrependimento genuíno então contexto aí ao arrependimento genuíno da parte do povo quando ficaram sabendo que o senhor não iria mais correios mandar um anjo com moisés e eles olha a atitude do povo 30 e 34 33 4 quando o povo ouviu essas palavras essas palavras terríveis começou a chorar e ninguém ousou enfeite alg um bacana né ninguém mais se enfeitou diante da tristeza do povo de deus muda de posição passando da promessa de abandono para a incerteza ele passa eu não vou com

vocês para a posição eu vou avaliar o toque para fazê lo ele disse eu não vou mas com vocês inicialmente diante do arrependimento ele disse então eu vou ver o que é que eu vou fazer isso mostra o coração do senhor é muito interessante você ler a bíblia pra pegar o coração de deus pra ver como ele funciona por assim diz er 3356 olha aí olha o senhor então tirem seus enfeites e eu decidirei o que fazer com vocês ele já se moveu olha como ele é mole pra cd de volta eu decidirei o que é que eu vou

fazer com vocês por isso do monte horebe em diante os israelitas não mais usaram nenhum enfeite coisa linda né o foco principal do nosso texto é justamente a questão da definição da presença de deus com seu povo não é o que a gente vê no 12 33 12 tome dissestes conduzi esse povo mas não me permite saber que irá conosco nós vimos acima uma ambigüidade entre meu anjo no 3234 um anjo mas eu penso que a resposta que moisés não queria já tinha sido mudada lá atrás no 23 20 e 22 olha aí porque que

moisés estava em segundo e ficou triste porque quando esse anjo entra na parada ele não é misericordioso 23 êxodo 23 20 e 22 olha como esse anjo apresentada eis quem viu um anjo à frente de vocês para protegê los por todo o caminho e fazê-los chegar ao local local que preparei preste atenção e o uçam o que o anjo diz não se rebelem contra ele pois não perdoará as vossas transgressões nele está o meu nome se vocês ouvirem atentamente o que ele disser e fizeram tudo o que lhes ordenou seu inimigo

dos seus inimigos e adversários dos vossos adversários então moisés não queria o anjo porque o padrão de dureza era outro moisés o povo queria o senhor que é mole de coração olha que coisa linda esse relacionamento vivo um deus vivo acima de qualquer mediador o que deus deseja descul pa o que moisés deseja é o próprio deus a sua comunhão sua presença sua misericórdia seu perdão e seu amor o anjo anunciado não é misericordioso como você viu aí no 23 21 23 21 não perdoará as vossas transgressões

essa bondade do senhor esse desejo de deus senhor com ele me lembrou o profeta jonas vocês lembram o clássico profeta jonas que deus mandou que ele fosse ao sne visitas que eram terríveis barbáricos os ninivitas preparam preparar um fila de de inimigos e ocara passava com o cavalo com a espada cortando a cabeça tipo dominou bárbara o sorriso motores por serem um povo ocorrido e jonas não queria ir jonas não queria de jeito nenhum jonas queria que deus destruir se aquele povo quando a mensagem do

senhor chega eles vai ter com ele ele vai nova viagem no sentido contrário como vocês lembram muito bem mas o que me chama a atenção na parada de jonas o que me chama atenção é como jonas se refere ao senhor em jonas 4 1 e 2 esse coração mole do senhor deixou um dedo é êxodo e vai lá por profeta menor jonas lá atrás da tua bíblia jornais 4 1 e 2 jonas 4 1 e 2 a alteração dos planos de deus deixou jonas extremamente aborrecido alterações que deus não ia mais pune eles se arrependeram não vai mais

punir lamentou se perante o senhor assim era isso exatamente o que receava que fizesse senhor quando tô me falaste lá no meu país para que viesse aqui por essa razão foi passos preste atenção agora eu sabia que tu eras um deus gracioso eu sabia que tu eras um deus misericordioso lento em ir às cheias de bondade eu sabia que é fácil desistir do teus plano de destruição do povo a minha tradução é um tanto contemporânea mas captura muito eu não queria vir pra cá porque eu desconfiava que iria

perdoar esse povo isso mostra o coração do pai a bondade do pai moisés já conhecia muito bem o caráter bondoso e misericordioso perdoador reconciliador e amoroso do senhor desde a primeira interação entre deus e moisés o senhor foi muit o paciente longa lima vocês lembram que moisés outro vezes obstáculo ou não eu não vou quem sou eu pra aí manda outro mais à frente ele disse eu não sei falar moisés obstáculo de todas as formas e o senhor pacientemente vida comentou moisés já conhecia o caráter

do senhor moisés testemunhou a obtusidade ea rebelião do povo em março quando o povo mor murmurou e o senhor atendeu a despeito do muro moisés testemunhou quando o povo até praguejou contra o maná ninguém suporta mais esse m aná queremos a carne ea cebola o do egito queremos a cebola do egito ninguém se pode matar intolerável e o senhor a segunda terceira mília paciente e amorosamente lidando com o povo pois é então conhecia o senhor já pelando pra o seu relacionamento vivo e gostoso com deus

moisés jesus então a sua própria amizade para interceder pelo povo versículo 12 b 33 12 b de sets eu o conheço pelo nome e de você tem me agradado cimi vez com agrado de moisés revela meus propósitos para que eu te conheço e continue a ser aceito por tite lembra de que essa nação é o teu povo olha o caráter intercessor desse homem de deus a expressão eu te conheço pelo nome e de você me agrada traz à mente digamos um grande rei em uma em uma grande nação que conhece alguns poucos pelo

nome proporcional e 15 vamos vamos considerar um país como o brasil por exemplo 207 milhões proporcionalmente o número de pessoas que o presidente conhece infirmou e menor ainda dentre esses conhece a qui ele conhece intimamente é neste sentido que moisés está utilizando é ter conhecer é claro que deus sabia o nome de cada bebê de cada ancião em jael sabe até quanto cada cabra e ovelha cada um tinha claro não é nesse sentido no sentido da existência de fulano ou sicrano mas conhecer pelo nome

aqui é ser íntimo deus tinha moisés como amigo íntimo e essa intimidade era demonstrada no agrado ea gente se lembra no filho amado em quem me agradado disse o senhor sobre jesus notamos q ue moisés deseja ainda conhecer mais o senhor no texto que nós lemos conhecido pelo nome de nuno versículo 12 e se eu te agrada revela meu deus propósito de conhecer mais eu quero mais de ti esta é uma marca particular de um verdadeiro filho de deus de uma verdadeira filha de deus o desejo por conhecer mais a

deus e não ter apenas os benefícios de deus quando refletia e considerava isso me lembrei de oseias que um eco muito profundo prossigamos em conhecer ao senhor esforcemo-nos pa ra conhecê lo no novo testamento a mesma meta o mesmo objetivo paulo tinha como meta de vida conhecer a cristo filipenses 3 10 eu quero conhecer a cristo e o poder da sua ressurreição você tem esse interesse querido você tem interesse em conhecer ao senhor mais como agradá lo como entendê lo ou você deseja apenas os

benefícios do senhor não há uma viva alma nesse mundo a não ser que seja débil mental mas se for normal não há uma viva alma nesse mundo que não queira os benefício s de deus todo mundo que os benefícios de dança ser cristão quem não quer é paz saúde prosperidade riquezas perdão e diz é todo mundo que é por isso que as igrejas neopentecostais tão cheias essa é a razão eu vou dizer isso de novo o motivo por que essas igrejas neopentecostais estão transbordando é porque ali ninguém prega conhecer a

deus mas sim ter os benefícios de deus que não é isso o maior pagam o maior satanista o mal adulta o que é um destes benefícios todo mundo quer um coleg a meu que tem um sítio lado de anne ali marituba estava dizendo poxa ray que eu não entendo esse negócio lá nagla na perto do meu sítio o camarada abril um galpão lá colocou uma cadeira tacham de gente igreja evangélica não sei das quantas dizendo é puxa de um post que coisa fantástica cheia de gente com as pessoas estão interessadas do eln estão

interessados no benefício quero perder disse que não que é o benefício do senhor mas não é o que moisés está falando aqui eu quero te conhec er quero conhecer o senhor conheceu o teu coração é o que nós devemos também desejar conhecer mais e mais o senhor jesus nos avisou que pra conhecer o senhor é um custo mateus 7 entrei pela porta estreita porque larga é a porta e espaçoso caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela inclusive na porta de igreja portá lá porque é estreita

e a porta e apertar do caminho que leva vida e pouco chá que eu encontro todos que desejam conhecer a deus como moisés necessari amente tem que escolher a porta estreita do arrependimento genuíno e do caminho diário da automedicação no poder do espírito santo na nota maneira foi esse o caminho que moisés abraço moisés é um objecto deste livro de exigido e do pentateuco inteiro foi exatamente esse caminho que ele abraçou como é que eu sei isso é só comparar com o endrews hebreus 11 quando faz

um resumo da vida de moisés você vai descobrir que esse foi exatamente o caminho que ele abraçou hebreus 11 24 26 ol ha aí e se esse perfil em poucas linhas pela fé moisés já adulto recusou ser chamado de neto de faraó preferindo ser maltratado com o povo de deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo por amor de cristo considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do egito por que contemplava a recompensa foi através dessa postura de escolher conhecer a deus e abraçá-lo e

andarmos seus caminhos que moisés conquistou o coração do pai destaque aqui é que moisés não apenas deci diu conhecer a deus e andar com ele mas também usava a sua influência para beneficiar o povo e não para benefício próprio o sinal o legislador moisés gentilmente traz à memória do senhor a sua herança olha o que ele diz lembra te que esta nação é o teu povo quer desmatar mas lembra que essa nação é o teu povo moisés é um intercessor tal qual abraão antes dele vocês lembram que quando o senhor

queria matar os sodomitas sistema hla em sodoma abraão intercede mas se houver 50 junto vai matar todo mundo aí eu disse não eu não vou se tiver 40 vai matar não vou e vem negociando intercedendo ele vem descendo em interceder assim também jesus para interceder por nós enquanto que o diabo vive para nos acusar limitamos a satanás quando acusamos os irmãos imitamos abraão moisés paulo jesus quando defendemos intercedemos por nossos irmãos devemos ter muito cuidado antes de atacar o irmão devemos

ter muito cuidado antes de revelar um pecado do irmão devemos chorar quando fica mos sabendo de um tronco isso outro dia fiquei sabendo uma coisa horrível de um colega pastor fiquei amargurado vemos interceder o irmão pela irmã e não dizer o olhanense conto essa os versos 14 a 16 31 edu 31 14 deixam claro o que realmente interessa moisés a comunhão com o seu deus olha que olha aqui proposta tentadora olha aí que proposta tentadora o senhor fez respondeu o senhor eu mesmo acompanharei ele dará

descanso a ti somente o povo não a tati então moisés declarou se não fores conosco nos em vis como se saberá que eu tenho o povo podemos contar com o teu favor se não nos acompanharam os que mais poderá distinguir a mim é ter o povo de todos os demais povos da terra é interessante que deus se dirija moisés individualmente imediatamente de conosco 'tamo junto' conjunto aqui com o povo olha o coração desse homem eu tô juntinho aqui o teu povo não faz isso eu tô com eles em conjunto se pudéssemos

parafrasear a proposta que deus está fazendo a moisés se ria mais ou menos assim não te preocupa moisés contigo tudo irá bem e dos serás feliz porém moisés não aceita tentadora proposta e não se desassociar do povo se não fores conosco nos envie eu não vou me apartar do teu povo disse moisés eu para fazer outra vez eu não vou à minha porta do teu povo e preferimos morrer nesse deserto com a presença do que íamos sozinhos se é pai sozinho vou morrer junto aqui todos nós sem comunhão contigo nada

tem sentido ora a distinção maravilhosa de i srael se comparado com os outros povos era gigantesca nuvem que cobrirá o povo durante o dia e à maciça tocha que os iluminava durante a noite uma vez retirados os símbolos da presença espiritual do senhor qual seria a diferença entre os povos pagãos e o povo de deus se eu fosse a legalizar esse texto poderia me dizer o seguinte que nos valha nós cristãos não haver a evidência da presença do senhor nas nossas vidas queremos experimentar a proteção

das intempéries desta vida sob a proteção da nuvem do espírito santo queremos experimentar a direção do senhor neste mundo louco sobre a condução da tocha no espírito existe algo melhor neste mundo de mudança de transformação neste mundo de inseguranças e incertezas do que ser dirigido pelo senhor eu penso que não as palavras de moisés e com um em nossos ouvidos se não fores conosco não nos envie com bom é ser dirigido pelo senhor quando eu os momentos últimos dos meus dois anos e meio em

londres eu estava em agonia buscando o que eu ia fazer é que eu ia fazer daí em diante um tanto tateando sem ter certeza se retornaria para cá se continuaria os estudos eu passei um período assim tanto as pontas sem de fato saber fiz uma aplicação para uma universidade no país de gales viajei lá não deu certo voltei fiz uma outra uma outra aplicação é uma chapada de documento que não acaba mais enche vacina e encontro tem que ter três pessoas para recomendar leva tempo esforço e um tanto atônito

sem ter a direção do senhor na minha vida sem saber de fato o que fazer naqueles dias de agonia de uma torre muito famosa tower bridge é um cartão postal da cidade de londres nessa época de indecisão e falta de certeza de condução disse eu vou tirar um dia para buscar fácil do senhor vou tirar um dia só para um dia de sol eu fui pensar torre eu estava andando é uma ponte tô eu estava andando hora do senhor me dirigi preciso da tua direção preciso que vás comigo no caso levasse conosco nos envia
mas vá comigo eu preciso ter certeza que o senhor tá comigo nesse negócio eu tô perdido dão em um momento assim épico na minha vida eu estava andando na oi não conhecia detalhes eu levanto os olhos está está encravado na toy dominem dirige a nós em latim senhor nos guia aleluia se o seu está comigo se eu estava me dirigindo eu não estou enxergando uma do senhor tá me dirigindo de alguma forma que de alguma maneira o cetáceo falou comigo naquele letreiro garrafal do minério da igreja é nós fo i um

alento meu coração se vai me conduzir a bom termo o senhor vai me mostrar o caminho se não fores conosco vamos inves mostrar que é melhor morrer você que precisa de direção do senhor saiba que se você buscar o céu ele vai te dirigir vai te orientar ao homem que teme ao senhor ele mostrará o caminho que deve seguir sal ou 25 12 você procura orientação você está numa encruzilhada se está numa encruzilhada não se está passando por um período de espera está em busca de algum caminho novo se tá

acabando um curso ou você está passando por uma tripulação maior e você precisa a orientação você precisa que o senhor esteja com você quem sabe não é esse o caso seu hoje à noite morar com você se você está um tanto vago um tanto a toni perdeu o curso e agora você tem a opção da segurança se não vais conosco então não me deixes e melhorar com você hoje à noite se você está pensando de direção se um apelo tanto especial umas que é harmônico contexto navantia sua mão v ocê pode cair mesmo homem

muita gente está precisando de direção em um homem nem a mãe já vi já nem vou fazer uma oração especial aqui pra que você tenha certeza o senhor vai te dirigir homem é de origem e nos é querido do vistas em suas mãos levantadas pai se o senhor não focou nos o que será de nós se eu não estiver conosco como resolveremos de comportar pai o pai danos à segurança da tua mão da sua direcção para a tua palavra promete ao homem que teme ao senhor ele mostrará o ca minho que deve seguir a pessoa que tenha

condicional quente deve papai tu vais ensinar o caminho a escolher o pai vem nos dá esta segurança hoje à noite em nome e pelo amor de jesus e o povo de deus diz x 33:12-16

Postar um comentário

0 Comentários