ESTUDO SOBRE ROMANOS - 7

ESTUDO SOBRE ROMANOS - 7

ESTUDO SOBRE ROMANOS - 7



Referência: Romanos 1 24-27



bem pra quem já está acompanhando não perder o fio da meada e pra quem ainda não acompanhou nada está chegando agora por aqui e não sabe ainda do que se trata está aí uma oportunidade muito boa para você se contextualizar e relembrar onde é que nós estamos nós estamos estudando a carta aos romanos a carta aos romanos depois de um prólogo que vai até o versículo 17 do capítulo primeiro em que paulo faz uma saudação aos seus leitores se apresenta com o pregador do evangelho e mostra o que ele está

disposto a fazer pregando aos gentios então ele está escrevendo essa carta aos romanos que agora ele quer chegar até a espanha espera o apoio dos romanos pra isso e quer que de maneira especial os romanos conheçam com a mensagem do evangelho que ele prega então a carta aos romanos é uma espécie de um tratado sobre o evangelho é o maior tratado sobre o evangelho que nós temos novo testamento por isso ela é considerada quase que o quinto evangelho e se essa carta de paulo ela se resume em cinco

temas é tão ele começa falando da condição dos pecadores porque os pecadores estão perdidos depois eles no segundo tema vai falar sobre o que há que salvar os pecadores que não são as obras da lei mas é a graça divina justificação pela fé depois ele mostra como é que fica nova vida daqueles que são alcançados pela graça como é que a vida dessas pessoas muda então ele vai resolver um problema porque a questão da salvação pela graça parece uma descontinuidade do antigo test amento antigo testamento

elegeu os judeus e deu a lei para os judeus e disse o justo é aquele que obedece à lei agora vem paulo e diz que não só os judeus mas a igreja e nem a lei é a graça que salva parece que ele está causando em uma ruptura com o antigo testamento ele vai nesse quarto tema aproveitar para explicar como é que fica a eleição aprender se na são todas as profecias do antigo testamento todas as promessas de deus com referência ao povo escolhido nesse nessa questão da sa lvação pela graça e por fim ele

vai dar uma palavra final sobre a vida do do cristão a partir de uma mentalidade de uma mente totalmente transformada em renovada pelo evangelho como é que que fica e aí ele só faz uma conclusão a gente tem lá o capítulo 16 é praticamente um capítulo todo só falando em nomes de pessoas que ele conhecia mandamos ao daquelas pessoas ele fecha carta dessa maneira nós estamos lá no início da carta então quem ainda não assistiu estudo não perdeu quase n ada porque a gente falou só sobre o prólogo e

já avançamos alguma coisa ali daquele primeiro tema estamos falando da condição dos pecadores também bem essa essa questão da condição dos pecadores ele divide em três partes então esse esse trecho que vai do versículo 18 do capítulo primeiro até o verso 20 do capítulo 3 está dividida em três partes é essa primeira parte que nós estamos estamos vendo paulo vai falar da perdição dos gentios isto é aqueles que não são judeus que não conhe cem a lei de moisés que não foram chamados por deus para

formar um povo mas a quem deus se revelou na natureza ele começa dizendo eles também têm uma revelação a natureza está aí para mostrar que deus existe e existe um deus moral que existe um deus bondoso e que esse é um deus bondoso também quer que nós vendemos os seus caminhos de bondade então ele diz e se sentiu se conhecem a deus mesmo assim eles desobedeceram a deus voltaram as costas para deus seguiram seus próprios deuses e por isso fez com que eles também se perdessem ele vai falar dos

judeus não estão numa situação diferente aliás estão numa situação pior do que urgentes que os judeus tinham a lei era o povo escolhido mesmo assim deram as costas para o que deus estava revelando aí pra concluir enfim que todos são pecadores então para lembrar o que eu tinha dito aqui a antes de falar da graça que salva paulo está falando da queda do pecado do pecado que condena pra que a gente valoriza o que é a graça a gente precisa saber muito bem primeiro que o pecado fez quem não sabe o

que o pecado estragou não pode valorizar o que a graça com certa vamos imaginar que você esteja fazendo uma visita para uma pessoa a pessoa convidou você pra almoçar aí você o almoço está na mesa você se levanta num descuido vocês barra numa estátua asinha de enfeite que a pessoa tinha na sala essa estátua a quebra você olha para aquilo e falar eu vou comprar uma outra pra você desculpe você não sabe o que está tudo aquela que você não está valorizando mas aí a pessoa olha pra você falar

essa estátua é uma raridade eu trouxe essa estátua do egito que foi encontrada no sarcófago de não sei quem ela vale pelo menos aí meio milhão de dólares aí você já engoliu em seco é bom já mudar pra dar uma igual não é questão de valor monetário aí é que você vê a bobagem que você fez aí é que você vê a bobagem que você fez o que você estragou aí você chega à conclusão que vocês tragam um a coisa que não posso consertar o que estragou uma coisa que não pode comprar outro você não estragou uma

coisa que você não pode repor olha a situação mas você só descobre isso porque porque descobre o valor daquilo que paulo está fazendo a mesma coisa para vocês entenderem o valor da graça pra vocês entenderam que é que deus fez por vocês vocês precisam saber o que vocês estragaram e precisam saber que não tem como vocês consertar não tem preço que vocês paguem para consertar iss o aí então é isso que paulo está fazendo aqui ele está mostrando o que é a perdição o que foi que a gente estrago que

foi que a gente perdeu na queda também tão no primeiro no que se refere aos gentios nós dissemos também na semana passada que nesse primeiro capítulo é paulo está descrevendo a perdição o fato do homem ter voltado as costas para deus e ter seguido seus próprios caminhos e porque seguiu seus próprios caminhos ele começa a acolher as consequências dessa escolha e aí p aulo vai falar dessa depravação humana dessa queda humana em três níveis também sempre cada um deles começando com a expressão deus

os entregou no sentido de deus deixou que eles vão com sofrerem as consequências do caminho que escolheu então vamos abrir a bíblia capítulo primeiro de romanos a partir do versículo 24 até o versículo 27 vejam bem olha bem aqui agora paulo descreve três níveis dessa depravação humana o primeiro o nível da impureza sexual que é o que a gente vai ver hoje o segundo o nível das paixões vergonhosas daqui é vergonhosa mas também o terceiro o nível da disposição mental reprovável nós vamos ver hoje

esses dois níveis aqui o nível da impureza sexual eo nível das paixões vergonhosas na quarta-feira da semana que vem a gente vai ver o terceiro nível que a depravação de tudo bem ok então vamos fazer a leitura do verso 24 até o verso 27 que é o trecho que nós vamos ver agora então que paulo está dizendo 'eu sei' recuar aí um pouquinho só no c apítulo primeiro você vai ver que o versículo 18 dizendo que a ira de deus revelado os céus contra toda a impiedade injustiça dos homens também é o gênesis

3d paulo em piedade é você não queria andar com deus não querer comunhão com deus e injustiça é você querer seguir o próprio caminho da sua injustiça da sua própria vontade então isso faz com que a ira de deus cair sobre eles porque que a ira de deus tá caindo sobre eles porque eles se perderam completamente e aí no verso 24 ele v ai falar do primeiro nível dessa perdição que é um texto que nós estamos agora por isso veja a primeira vez que ele usa a expressão deus os entregou você deixou que

eles seguissem até sofrerem as conseqüências disso na própria carne deus os entregou à impureza sexual segundo os desejos pecaminosos do seu coração para degradação do seu corpo entre si trocaram a verdade de deus pela mentira e adoraram e servirão a coisas e seres criados em lugar do criador que é bendito para sempre amém essa é o primeiro nível ali ó o nível da impureza sexual vai falar sobre ele aí vem um segundo nível a partir do verso 26 de novo por causa disso a expressão aí de novo deus

os entregou quer dizer deixou que eles seguissem seus próprios caminhos e colher sem as consequências disso há paixões vergonhosas o que é que paulo está chamando de paixões vergonhosas a isso que ele vai escrever agora até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras contrárias à nature za da mesma forma os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros começaram a cometer atos indecentes homens com homens e

receberam esse mesmo o castigo merecido pela sua perversão esse é o segundo nível 1 nível das paixões vergonhosas e aí vem o terceiro nível que é o que a gente vai na quarta feira que vem só aqui a gente já tem pano pra manga para hoje já perceberam que é um assunto bastante delicado e ao mesmo tempo bastante contemporâneo tá certo então vamos começar com o primeiro nível de queda aqui que é o nível de impureza sexual os versos 24 e 25 que é que paulo está dizendo vamos começar no verso 24

quando ele diz de onde vem essa impureza sexual isto é em pureza o que é que é uma coisa impura farão um outro senhor pra coisa por um mico que um pouco mais a gente usa sujo sujo tornar uma coisa em puré tornar uma coisa suja também nós sabemos que quando deus criou o sexo no final da narrativa de gênesis um verso 31 diz que viu deus tudo que tinha criado e ele viu que era muito bom então alguma coisa aconteceu para tornar o sexo uma coisa suja uma coisa é impura paulo está falando do sexo sujo

do sexo impuro isto é da da prática sexual que brota do da condição do homem ter dado as costas para deus e seguir seus próprios caminhos bem então deus os entregou à impureza sexual segundo os desejos pecaminosos do seu coração isto é o o ser humano caído não deseja mais o que ele foi criado para desejar a ele agora deseja o que a queda provoca em seus desejos a queda distorce a sua capacidade de desejar coisas limpas a queda faz com que agora o ser humano deseja coisas sujas coisas

impurezas para a degradação do seu corpo entre si paulo fala que a impureza sexual o sexo é para dar prazer ao corpo para que o corpo se sinta bem para que o corpo seja seja exaltado a relação sexual exalta o corpo o homem exalta o corpo da mulher quando se re laciona sexualmente com ela a mulher exalta o corpo do homem quando se relaciona sexualmente com ele então o corpo vai para o sexo é para que os corpos sejam exaltados mas com a queda e por causa dos desejos que buscam a impureza a sujeira

os corpos em vez de serem exaltados no ato sexual eles são envergonhados eles são degradados por isso que paulo diz lá em corinthians não se relacionem com as prostitutas corinto tinha aquelas religiões em que esta ser notícias eram prostitutas ea usavam as relações sexuais para adoração dos seus deuses então a prostituição era vista com uma espécie de serviço a deus então paulo diz o que não se relacionem com as prostitutas porque o corpo de vocês o que é dentro do espírito essa essa

condição que a queda de grado o corpo em cristo os nossos corpos de novo voltam a ser templo do espírito seu que deviam ser desde o início à nossa nova condição em cristo nos faz isso então não compete no num casa mais o corpo que agora pertence a jesus e que agora é tempo do espírito não pode mais se envolver com a impureza sexual com a parte suja da sexualidade com o resultado dos desejos sujos o corpo agora tem que fazer sexo de acordo com o que inicialmente deus havia planejado que a gente

vai ver é um pouco mais adiante bom a segunda coisa que paulo fala está no verso 25 sobre a impureza sexual que as impurezas sexual ela vem porque porque os homens trocaram a verdade de deus pela mentira o que as pessoas hoj e falam sobre prazer sexual nas propagandas nos filmes nas novelas nas cartilhas para crianças o que hoje em dia as pessoas falam sobre prazer sexual não tem nada a ver com que deus planejou para prazer sexual então eles estão chamando de verdade o que na verdade é uma

mentira eles trocaram a verdade pela mentira transformar uma coisa que era pura impuro uma coisa que era limpa em sujo uma coisa que era para exaltação do corpo em algo que agora serve para agregar a ação do corp o para vergonha do corpo porque porque eles adoraram serviram a coisas e seres criados em lugar do criador só o criador é bendito para sempre fora dele tudo a idolatria à impureza sexual brota de uma idolatria minha que é eu dar prioridade aos meus desejos o que eu desejo que importa

isso a idolatria dos meus desejos então eu deixo de bem dizer o único que é o deus bendito pra seguir o que ele estabeleceu para andar de acordo com que eu estabeleço com que eu chamo de prazer com qu e eu chamo de bom com o que eu escolho para a minha realização então essa troca da verdade pela mentira ela vem e mácula o que era pra ser algo bom sexo foi criado para ser uma coisa tão boa que tem um livro inteiro na bíblia dedicado só a relação sexual é a vocês têm medo até de dizer qual é o

livro cantar já leram cantares leron saleiro que o adolescente lém há uma que dizia assim é uma pena que não tem foto desse livro cantares é isso cantares é um livro inteiro na bíblia dedi cado a exaltar a relação sexual vocês já viram a linguagem erótica de cântaros já viram como é que ele descreve o corpo da mulher e ela descreve o corpo do homem ele fala nos seios da mulher ela fala nos braços do homem ea coisa vai esquentando esquentando assim pra esquentar mesmo porque a coisa era boa aí

vieram os puritanos depois da reforma protestante muito especialmente os calvinistas que tinha uma neurose com com esse negócio herdeiros lá dá cá até da monarch sismo medieval né o santos brás e santo ele tem que ser virgem não é isso que dizem aí vêm eles dão cantares é um livro simbólico em que a noiva é a igreja e o noivo é jesus cristo e tudo que diz lá em cantares se refere ao relacionamento da igreja com cristo pode também ser entendido assim mas não foi essa intenção do autor quando

escreveu cantares ele não tava pensando na igreja quando ele pensa nos seios da mulher amada ele não estava pensando no piano de um lado o órgão do sul ele estava p ensando nos seios da mulher amada então o sexo é uma coisa tão fundamental para a realização de ser humano para a comunicação do casal para integração das duas pessoas que um livro inteiro na bíblia foi escrito sobre a relação sexual e e deus é exaltado por causa disso aí vem a queda e estraga isso tudo e daí por causa dessa

imagem distorcida que o homem tem de deus ele tem uma imagem distorcida de si mesmo porque o homem das costas para deus e resolve seguir os seus próprio s caminhos ele dá as costas para tudo que deus planejou e pra toda a visão que deus tinha para o seu bem e segue os caminhos que levam a essa essa condição muito bem então esse é o primeiro nível da sexualidade como um todo tal na sexualidade como um todo o que a aaa não não está de acordo com os propósitos iniciais de deus para a realização

sexual do homem da mulher é chamado de impureza sexual a palavra no grêmio é a palavra por 6 da onde vem a palavra pornografia por néia no g rego é paulo usa muito essa palavra é tudo que é sexo ilícito tudo que é impureza sexual tudo que está fora do que deus planejou para a vida sexual do homem e da mulher bom aí a gente chega na segunda parte dentro dessa área da empresa sexual paulo fala de um outro nível um pouco ainda mais abaixo que ele chama de verso 26 deus os entregou ao que as

suas paixões vergonhosas isto é o que é uma paixão vê o que é uma paixão na grega palavra paixão embraer ou se aquilo que te imp ulsiona a fazer algo você pode amar apaixonadamente pode odiar apaixonadamente também a paixão aquilo aquela coisa que te impulsiona então quando é uma paixão que leva você para as coisas boas por exemplo ter paixão de ajudar os outros de paixão pela família é aquela força erótica né não no sentido propriamente dinheiro atividade sexual mas há o erotismo da da motivação

da força para viver que te empurra pra frente você é apaixonado pelo seu trabalho você se dedica ao seu trabalho é a paixonado por aquilo mas você pode também ser apaixonado pelas coisas ruins pode ser apaixonado pela mentira tem gente que não sabe viver sem mentir você pode ser apaixonado é pela pela é pelo dinheiro então aí não importa quem você prejudique o que você quer é levar vantagem então você vai passando por cima de todo mundo porque o que importa pra você é o lucro o dinheiro no

caso aqui ea paixão vergonhosa é essa que paulo descreve dentro da área da sexualidade qual é veja então que aqui o apóstolo paulo vai falar sobre o que chamamos de homossexualidade heterossexualidade é a atração sexual entre um homem e uma mulher o mo que é uma palavra um prefixo significa o mesmo o mouz yuans por exemplo é a mesma essência o mesmo conteúdo é homossexual é o mesmo sexo homossexual não é sabão em pó para lavar as partes íntimas homossexual é mesmo sexo certo muito bem para paulo

o que é essa paixão pelo mesmo sexo o que é essa paixão por alguém da mesma do mesmo sexo qu e eu até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras a primeira expressão que ele usa e é contrária à natureza a expressão grega que paulo sá é parar fizi em fizi é uma palavra quer dizer natureza por isso é que livrinho sobre medicina na idade média que está valendo chama o físico porque é aquele que trata da natureza física então uma coisa que é para fins insignificante para é o que

você está colocando paralelo no grego tem a idéia de o posto de ser contrário el e é para fins em ele é contrário à natureza em oposição ao que foi estabelecido pela natureza a primeira qualificação que paulo faz é o seguinte a paixão homossexual ela é o desejo homossexual ele é contrário à natureza bom deixou só abrir um parêntese aqui se você for uma igreja dessas que se chama igreja contemporânea que a igreja hoje feita para abrigar como sexuais igreja evangélica que abriga homossexuais que se

sentem deslocados nas igrejas que vamos aceitar então normalmente el es migram para lá e foram site lado da igreja contemporânea e foi um lugar lá no site que tem a explicação desse romanos 1 o que ela tem um negócio nada o que realmente a bíblia fala sobre homossexualismo no que realmente a bíblia fala sobre homossexualismo na análise de romanos 1 ele diz que o que paulo está dizendo é o seguinte contrário à natureza não é o homem simplesmente se apaixonar por um homem ou uma mulher se apaixona

por contrariar a natureza é um homem heterossexual cuja sua natureza heterossexual querer se relacionar com um homossexual cuja natureza é homossexual então se eu que sou heterossexual quero me relacionar com um homossexual eu estou indo contra a natureza então paulo está condenando isso ele não está condenando um homossexual se relacionar com outro homossexual ele está condenando um heterossexual que tem uma natureza é consensual se relacionar com um homossexual que tenha natureza não ser só

que é o seguinte a expressão para fizi ela n ão está se referindo ao que é natural mas ao que a natureza determinou em termos de gênero então não é essa questão paulo não está falando que é contra a natureza um heterossexual se apaixonar por um homossexual se relacionar com o homossexual paulo está dizendo que é contra o que foi estabelecido na natureza o homem se relacionar com outro homem porque a natureza não determinou isso a natureza determina a sexualidade dos gêneros alguns nascem machos

outros nascem fêmea como gênesis um conto não sei quantos tiveram acesso à revista veja da semana passada a revista veja da semana passada traz uma reportagem sobre adolescentes que são chamados hoje a geração z isto é a geração neutra eles acham que eles não têm nenhuma obrigação de ser masculino ou feminino eles fazem o que eles querem isso isso são adolescentes de 15 16 17 anos que dizem não eu não sou nem masculino e feminino eu posso me relacionar com quem quiser e quem quiser pode

relacionar comigo na dinamarca está passando uma lei que na certidão de nascimento os pais não são mais obrigados a colocar qual é o sexo do filho deixa em branco para que a criança quando crescer e escolha qual é o sexo que ela quer colocar lá então de acordo com essa visão a natureza não estabelece sexual gênero a natureza não estabelece se você é homem é você é que tem direito disse ler aqui orientação sexual você quer seguir bom a primeira coisa que paulo fala aqui é que as paixões

vergonho sas estão contrárias à natureza a segunda expressão que ele usa está no verso 27 da mesma forma os homens também abandonaram as suas relações naturais com as mulheres não tinha e não tem como ser mais claro aqui né e se inflamaram de paixão uns pelos outros começaram a cometer atos indecentes é a segunda expressão que ele usa no grego é acho que - e nem catega nosso menor isto é atos indecentes que atos indecentes significam indecência na prática a obscenidade realizada ações práticas e
não fica só no desejo se transforma numa prática não é só a questão de um homem desejar outro homem é uma questão de um homem deitar se com outro homem relacionar se manter relação sexual com outro homem paulo então chama isso de ato indecente homens com homens receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão é a terceira palavra que ele usa a palavra plantas no grego que significa erro no sentido de que logo de engano de distorção como se distorce uma coisa você comete um lucro da

festa quando se fraudou uma coisa porque que ele chama de perversão e é aqui que está a chave do negócio aí a gente volta lá genes 1 31 começa dizendo que deus quando eu era tudo bom muito bom a perversão vem do que vem quando você pega uma coisa que é muito boa e transforma em algo que é muito mau então você distorceu você perverteu sentido você corrompeu o sentido não não precisa ir muito longe quando o senhor jesus cristo foi perguntado se os maridos podiam mandar suas mulhere s embora por

qualquer motivo isso é queimou arroz embora não arrumou a cama direito tal e bênção é permitido que um homem mande sua mulher embora por qualquer motivo que é que jesus responde o divórcio foi criado na lei mosaica foi criado por moisés para que é por causa do que dá a dureza dos corações vocês festa casa e mãe da mulher embora assim quando quer não senhor você vai ter que dar a carta de divórcio para poder se casar de novo se quiser pra que ela não via uma prostituta para poder sobreviver

naquele tempo a mulher trabalhava a mulher não manda em nada mulher nem falava na rua naquela coisa toda uma mulher mandado embora só podia sobreviver como vendendo o corpo muitas delas se tornavam prostitutas para impedir esse mal maior moisés e então permite um mal menor que é a carta do divórcio pelo menos a mulher sai assegurada eu saio de você acha que posso conseguir um novo marido pra para me sustentar mas aí jesus acrescentou que no princípio não f oi assim quando jesus fala no princípio

aqui princípio estava se referindo a narrativa de gênesis tanto que ele cita gênesis na deus criou o homem mulher e o que o deus uniu o homem não então é isso que paulo está falando ele está voltando de novo ao texto do princípio o texto do princípio disse que era muito bom que era muito bom um homem homem com mulher como deus havia criado mas houve uma perversão de si nesse sentido houve uma perversão desse dessa questão deixa só ver se tá mai s pra frente um negócio que eu queria falar com você

está então daqui a pouco eu falo sobre isso vamos lá há alguma dúvida aqui tá claro deixa eu dizer uma coisa então pra vocês há outras questões sobre homossexualidade que não fazem parte desse estudo que nós estamos querendo ver aqui o que paulo fala sobre isso é o que estamos vendo mas tem outras coisas que estão em discussão e que a gente deve refletir sobre elas por exemplo a homossexualidade de acordo com os estudos científicos ainda não há nada definitivo sobre isso se a pessoa nasce

homossexual ou não é essa a questão que ainda tá tá sendo pesquisada embora os pró homossexualidade alardeiam que uma pessoa não apta ela já nasce homossexual e os contras dizem que não mas ainda não há nada definitivo sobre isso o direito do relacionamento homossexual na cultura moderna né essa questão de deixar bens para o parceiro e 37 e tal você deixa bem pra quem pra quem você quiser não importa quem seja você tem o direito de deixar bens pra quem você quiser 3º a relação da igreja com a

questão da homossexualidade o direito de cidadão por questões religiosas de opor-se à prática eu posso me negar a fazer um casamento homossexual me nego porque eu me nego porque não é padrão no evangelho se fosse padrão no evangelho eu faria embora o pessoal fique forçando a barra já inventaram um caso homossexual entre noemi e roth paulo ii timóteo davi jonas a tradicional esses aí já caíram já foram pra pra pra roda muito tempo sabe oscar seria o centurião de cafarnaum e o cerro dele a

pergunta é um oficial romano é se preocupar tanto com servo doente se ele não fosse um conversa de um glamour especial entre eles mas aquele aquele oficial romano ele construiu uma sinagoga para os judeus em cafarnaum era um homem tão bondoso de coração tão nobre a gente conversa é essa a gente esteve lá na lembrança vilma e itu tivemos na na na sinagoga lembrei-lhe da sinagoga em cafarnaum foi a sinagoga que esse cinturão mandou construir para os judeus olha só o invasor o dominador ele com

o dinheiro dele construir uma sinagoga prosseguiu só pra poder se relacionar bem com os judeus um homem com o coração desse tanto que jesus cristo jesus cristo queria ir à casa dele para curá lo e ele disse não eu não sou digno de receber o senhor na minha casa mas eu sei como essas coisas funcionam eu digo para o meu soldado vai lá ele vai eu digo pra outro soldado vêm aqui ele vem en tão que tal mandar lhes vai acontecer porque pra mim tu és um um general de tudo foi a única pessoa a respeito

de quem jesus cristo falou nunca vi uma fé como essa em israel e era um romã no qual um homem com o coração como esse não ia se sensibilizar conservo doente é forçar uma barra e jesus e joão que era o discípulo que jesus amava tem mais essa jesus e joão também com a fé espiritual lá entre eles esses textos todos têm notas de rodapé na bíblia gay que foi lançado agora que é uma bíblia que se chama graça sobre graça sabe é que é a bíblia gay que interpreta todos esses textos eu ia fazer uma

brincadeira mas a minha consciência não está a deixar bom então vamos vamos adiante outra coisa 4 mas se eu ia dizendo aqui então eu já me perguntaram se eu faria casamento gay diz não faço porque não é padrão no evangelho se fosse um padrão no evangelho agora o que não é padrão do evangelho eu não faço eu tenho direito de não fazer por questões de fé de religiã o e e 67 certo também a distinção agora presta bem atenção nisso a distinção entre o homossexual que aquele indivíduo que vive o drama

da homossexualidade o homossexualismo que é um movimento ideológico para convencer a sociedade de que a homossexualidade tem que ser vista com admiração e ser aceita como natural são duas coisas muito diferentes eu já atendi várias pessoas com este problema já tem de paz que vem aflitos falar de filhos com esse problema eu morei no mesmo quarto no se minário de um rapaz que era muito meu amigo éramos muito amigos ele era homossexual depois aqui ele vai me contar isso foi por seminários para ver

se conseguia vencer isso aí e nós somos muito amigos a gente tomava banho juntos porque o banheiro ela coletivo nunca teve um olhar não teve uma sabe nada da parte dele uma pessoa e ele não é nada de finados não eu até costumo de costume dizer se um dia alguém me fizesse se juntassem dois ou três pra mim fazer uma covardia na rua e bater em mim eu desce a chance de chamar uma pessoa era ele que eu chamaria porque ele era bom de briga e já entrar arrasando como era e era meu amigão meu amigo do

peito a gente se dava muito bem como é essa questão homossexual em si com o drama queria uma coisa agora o movimento o homossexualismo como um movimento orquestrado para que as pessoas singular garganta dentro isso como natural como admirável como heróica é distinta é a mesma coisa da palavra homoafetividade eles querem que a gente em vez de falar homossexual fale uma afetividade não é uma afetividade é o que eu tenho com o meu pai nós somos dois homens e nós nos amamos temos uma festa enorme

homossexuais como afetividade eu tenho com meus amigos eu tenho uma relação homoafetiva com marcelo em teresópolis agora ou agora isso não quer dizer que eu vou fazer sexo com eles está entendendo a diferença homossexual não é homoafetiva lo ou afetivos são dois homens que têm bons sentimentos entre si homossexual são aqueles que praticam sexo entre si diferente não tem como trocar uma palavra por outra 5º o acolhimento do homossexual com pessoa criada à imagem de deus ele não deixa de ser um

ser a imagem de deus que merece todo respeito toda a dignidade sem que haja perseguições sem que haja intolerância religiosa é claro que a gente é contra tudo isso é óbvio como a gente é contra a violência contra qualquer um contra qualquer ser humano todos os seres humanos têm a imagem de deus são sere s humanos então não vamos confundir as coisas nós não devemos perseguir homossexuais porque são homossexuais assim como você não persegue um refugiado porque ele é refugiado como você não percebe

um imigrante porque é imigrante você não persegue o pobre porque ele é pobre você não persegue o branco porque ele é branco ou negro porque ele é negro são pessoas são seres humanos bom sexto o acompanhamento terapêutico a homossexuais que desejam que o desejo que desejam tratar se é porque não né porque não há estudos muito sérios que conjugam o desejo homossexual ao narcisismo a falta da figura masculina a decepção com a figura masculina e coisas do tipo no caso das mulheres há uma série de

questões que devem ser estudados e à propaganda da mídia que a gente vê aí não tem mais novela que não tenha personagens homossexuais etc é bom nada disso aqui são nossos objetivos neste estudo são coisas pra pra outras situações o que nos interessa aqui é ver o que romanos mostr a sua bissexualidade então resumindo o que romanos mostra suíço aqui a gente não pode negar não tem como negar que primeiro a homossexualidade é considerada anti natural na bíblia a luz do conceito de sexo entre homem e

mulher de acordo com a narrativa de gênesis que expressa o propósito original de deus para o ser humano isso não tem como negar você pode negar a autoridade da bíblia você pode chegar e dizer assim o que isso aqui diz não me interessa eu não creio que isso aqui você p ode falar mas você não pode dizer que a bíblia não está dizendo isso ela está dizendo isso está muito claro não é só nesse texto em outros segundo agora vejam vão voltar lá praquele texto olha só duas coisas aqui a narrativa bíblica

de gênesis tem como objectivo realçar a unidade entre sexos o pó por meio do ato sexual que dilaceram ambos uma só a relação sexual é complementar ela tem um caráter de complementaridade uma das teses é é sobre a o desejo homossexual é esse o homossexual e le não consegue se realizar se completar com alguém que seja diferente ele tem que completar como igual do outro lado da cama tem que ser um igual a mim pode ser diferente por razões psicológicas diversas no meu tipo de criação eu desenvolvi

isso eu não consigo me relacionar com diferente eu só consigo me relacionar com igual então é uma coisa que tem que ser são desvios da sexualidade são desvio de sexualidade ser tratado o sexo é de complementaridade o homem completa mulher a mul her completa o homem essa é a primeira coisa ambos se tornam uma só carne no ato sexual que o sexo tem essa simbologia mas tem uma outra coisa que eu quero acrescentar que ainda que é o texto de gênesis 1 27 que diz aqui e deus criou o homem ea mulher à

sua imagem deus nos criou no hebraico na no texto original a idéia de que o homem tem uma parte da imagem de deus nele coisas que a mulher mantém que a mulher tem uma outra parte da imagem de deus nela coisa que o homem mantém por e xemplo nos aspectos masculinos a gente encontra coisas e só vai ver homens na figura feminina você encontra coisas que você só vai mulher então cada um deles reflete uma parte da imagem de deus quando é que a imagem de deus é vista de maneira completa deus os criou

homem e mulher e juntos eles refletem a imagem de deus completa a força com a ternura né é quais outras características que a gente pode colocar aqui a firmeza com a docilidade e coisas do tipo à s complementaridade da i magem a imagem de deus só é vista na união homem e mulher não na união um homem homem porque continua sendo só uma parte da imagem de deus e nem na união mulher e mulher porque também continua sendo só uma parte da imagem de deus a imagem de deus se mostra completa na unidade

homem mulher estamos falando de gênesis que eu disse você pode ser até isso aí não interessa porque eu não acredito em nada disso é o que gênesis está dizendo e por fim a gente sabe que não é só o texto de ro manos que fala sobre a questão da homossexualidade james 19 é a questão do domingo morra problema era o que consolidaria os homens querendo transar com os anjos que foram lá avisá ló que qq que a cidade a pegar fogo levítico 18 e 20 desses versículos é a institucionalização da lei que proíbe

a prática da homossexualidade juízes 19 é quase que o mesmo narração 19 de jesus 19 também uma cidade visitada por forasteiros e os homens da cidade querem transar com esses forasteiros etc em 1º corinthians paulo relaciona 10 iniqüidades que ele chama de iniqüidades entre as 10 e iniqüidades instalar a a a homossexualidade e nesse texto aqui você tem a referência à homossexualidade ativa ea homossexualidade passiva que nas tradições do chamado de passivos e ativos ou tradições mais antigas

chamam de pederastas efeminados depende da tradução mas as duas as duas palavras estão no grego ele está falando das duas partes nesse texto de corinthians e sei que na lista de pecado s que timóteo tem que se observar na igreja para proteger as pessoas deles está lá também o relacionamento homossexual então assim como romanos a homossexualidade é vista como como pecado vejam ela é apresentada no capítulo da perdição no tópico da impureza sexual e entre aquelas coisas que não pertencem ao gênero

diz a origem da vontade de deus ao que deus planejou seu propósito inicial é dessa forma que esses textos aproa apresentam a questão da da homossexualidade também Português

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