Pregação em Levítico 19:11-18 » Paulo Brasil
Exposição no livro de Levítico. Pr. Paulo Brasil. Igreja Presbiteriana da Aliança. Recife, Pernambuco, Brasil.
levítico capítulo 19 11 18 diz assim a palavra de deus não for trade nem mentir eis nem usar e de falsidade cada um com seu próximo nem juarez falso pelo meu nome pois profanar ias o nome do senhor deus eu sou o senhor não oprimirás o teu próximo nem roubar a isso apaga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã não amaldiçoar ice o surdo nem por ice tropeço diante do cego mas temer ice o teu deus eu sou o senhor não fará e de injustiça no juízo nem favorecendo pobre nem comprazem em dual
grande justiça julgará as o teu próximo não andará longe como mexeriqueiro entre o teu povo não atentará as contra a vida do teu próximo eu sou o senhor não aborrecer a seu irmão no seu íntimo mas repreender as o teu próximo e por causa dele não levará e sobre de pecado não tive enganas ninguém guarda raízes ira contra os filhos do teu povo mas amarás o teu próximo como a ti mesmo eu sou o senhor até o verso 18 especificamente ao senhor noite bendito deus por tua palavra tua santa le i revela a
sua santidade e perfeição e por isso o senhor dezena que o povo que foi tirado das trevas e da escravidão seja um povo santo porque o deus o nosso deus é santo bendito seja o senhor e glorificarão o teu filho nesta manhã exalta o teu nome onde fica a igreja desafia o teu povo exorta o teu povo animais abatidos quebranta o disco oráculos da cuja decoração soberano e da alegria aos que estão com tristeza na alma essa esse é o poder da tua palavra pelo poder do teu espírito nome de jesus nós oramos
a deus a palavra de deus e irmãos ela tem por fundamento princípios claros que revelam a autoridade deus sobre o seu povo daí a razão que em toda a lei e todo o fundamento que deus estabelece ele diz eu sou o senhor seu deus a razão pela qual ele declara e exige ele e pede nós obediência é porque ele é o nosso deus esse ponto é tão importante nos dias em que estamos vivendo na nossa sociedade porque muitas autoridades e muitos governos se levantam estabelecend o padrões e princípios que são
contrários àqueles estabelecidos pelo próprio deus e muitos clientes ficam em dúvida o que fazer que caminho tomar mas diante da lei de deus nós somos desafiados a entender deus é o nosso senhor e ele é aquele que vai legislar sobre o seu povo e sobre toda a sociedade na sexta feira nos estados unidos a suprema corte americana por 5 votos a 4 decidiu que todos os estados americanos trezes que não três estados não permitiam agora todos os estados ag ora não pode mais negar o conceito de casamento
homossexual o embate está estabelecido a igreja continua falando e proclamando 5 votos a 4 quem a corte americana quem é o supremo tribunal federal vai estabelecer leis que confrontem e se rebelem contra a lei de deus e senhor de toda a terra quem são eles que a autoridade eles têm o imaginam ter pra isso eu tô chegando nesse ponto para que você entenda que da nossa perspectiva então nós como cristãos nós como cristãos como é que nós ol hamos para essas decisões o respeito à autoridade que deus
deu a eles no limite da sua autoridade não os torna deus apesar de representarem deus na sociedade e por isso eles pagaram mais caro pelos seus pecados eles deverão se encontrar com o senhor e diante de deus eles vão entender exatamente quem é o legislador e quem estabelece as regras de uma sociedade a nossa sociedade hoje e os nossos jovens hoje estão perdidos nessa com essa loucura de informação mas eu preciso dizer isso a vocês ontem que estudando com eles há exatamente é a instituição de
calvino a interpretação dos sete mandamentos nós podemos entender exatamente isso como calvin estabelece interpretando escrituras sagradas que deus criou o casamento e protegeu a instituição por meio das normas que ele estabeleceu marido esposa o homem e mulher essa ordem dada por deus ela não pode ser violada pelo homem perceba que a proteção foi estabelecida a partir daqui a partir desse momento quando eles red efinir o conceito tudo a porta se abre para todo tipo de aberração porque agora já
não é mais um homem uma mulher pode ser um homem com um outro homem ou pode ser um pai com uma filha não vai demorar muito o que impede a porta foi aberta a proteção foi tirada aquilo que deus criou assim como na sua sabedoria ele criou mar e impede uma de entrar na cidade dizendo aí você vai até aqui como diz a escritura e daqui você não passa assim também enviou as leis pra dizer 'você vai até aqui e daqui você não passa homem rompeu a barreira e vai entrar de cidade adentro
destruindo famílias vidas ea igreja do senhor não pode ficar a parada diante disso é hora de nos colocarmos de terra e aí eu me dirijo a você jovem ea já você pai e mãe preste atenção nisso você precisa ser firme porque a autoridade é uma cadeia de valores um pai que não pensa exatamente como deus vê um vê um conceito suave sobre o que está acontecendo o seu filho vai entender que não é me smo grande problema isso porque o filho tem pai como autoridade logo seu filho vai dizer bem não é mesmo
assim meu pai diz que não é assim então não é um grande problema essa coisa que está acontecendo nos nossos dias se nós quebramos esse princípio da confiança essa estrutura de autoridade que deus estabeleceu nós vamos pagar caro por isso a nossa sociedade está em grande risco mas o que aconteceu na sexta feira na suprema corte americana é o que acontece no nosso coração todo di a quem tem autoridade sobre minha vida e nós diariamente tomamos as decisões que a suprema corte tomou nós criamos as
nossas próprias regras para vivermos nesse mundo nós precisamos nos submeter à autoridade deus ea sua palavra seu cap 19 onde comigo por favor não vai sumir dores assim diz o senhor moisés fala a toda a congregação do chile de israel e disse lhes santos sereis porque eu o senhor vosso deus sou sando eu sou o senhor vosso deus preste atenção irmãos que não é essa mes ma introdução de uma forma de tinta é usada nos dez mandamentos eu sou o senhor teu deus que tirei da terra do egito da casa da
escravidão e ele passa então a dar as leis ao povo o mesmo princípio em outras palavras como é que nós seremos santos porque deus no instante ficou e porque nós amamos a sua lei nós vivemos de acordo com seus presentes não de acordo com os preceitos do mundo mas segundo a sua lei nós mandamos segundo os parâmetros do senhor não os nossos próprios parâmet ros e aqui então ele passa especificamente a tratar sobre algum grupo de leis que trata exatamente da segunda etapa da lei sem certamente e
certamente algum princípio da primeira etapa também é usado veja o verso nós começamos no versículo 11 especificamente do cap 19 não cortarei nem 13 nem usar e de falsidade veja cada um com seu próximo homem pois profanar ias o nome do vosso deus aí o fundamento disso eu sou o senhor eu tenho autoridade sobre vós eu sou o legislador se alguém perguntar porque quem tem autoridade para criar esse tipo de regra quem diz o que é certo e errado aquele que ele criou e aquele química de mil aquele que
me criou e aquele que nem redimiu como levantar novamente começa assim eu sou o senhor veja eu sou o senhor aí vem o caráter pactual meu deus veja aí a relação factual nós obedecemos a lei de deus por duas razões ele é o nosso criador e ele é o nosso deus pactual ele é um redentor do seu povo então nossa obediência é devido a ele a quem devemos obedecer ao nosso vezes e aí ele passa a estabelecer os princípios da e há regras são muito claras por favor onde ele diz exatamente não forçarei nem
mentir eis nem usar esse falso de falta de falsidade cada um contra o seu cada um contra o seu próximo interessante né nós pensamos nesse conceito você abrir sua bíblia deuteronômio capítulo 5 10 ou 20 por favor mesmo princípio é de ter o nome 5 verso 20 veja o que diz a escritura sagrada não dirás falso testemunho con tra o teu próximo exatamente a o nono mandamento está sendo citado aqui na estrutura da lei levítico não dirás falso testemunho mas ainda tem o terceiro mandamento não tomarás o
nome do senhor teu deus em vão por favor veja o texto da cap 19 volta comigo lá evite culo ele diz ora verso 12 nem juarez falso pelo meu pelo meu nome não não vou não devemos tomar o nome de deus em vão todo aquele que tomar o seu nome em vão não deus não terá por inocente a verdade é a característica dess e povo esse povo eles não tomam aquilo que não não furtam o princípio básico do mandamento não furtarás é mandamento claro não é porque não faltar porque deus disse o modo como você vai
adquirir os seus bens é por meio do trabalho segundo você vai zelar pela propriedade do outro você vai cuidar daquilo que pertence ao outro não apenas eu aprendo que o modo pra poder ter comida na minha mesa é o trabalho como também eu aprendo que eu preciso zelar pelo bem do próximo pela propri edade do próximo e nós começamos a olhar uma sociedade como a nossa preste bem atenção nisso a insatisfação com a riqueza do outro o conceito de isso é injusto nós temos essa ideia né isso é injusto
fulano tem tanto esse ea maioria tem pouco como procon ponto diz qual a questão de ter um senso de justiça e essa justiça ela parece que passa por cima da justiça de deus porque na sua sabedoria ele estabeleceu esses conselhos a ponto de lá embaixo de dizer não julgue não favorece o pobre por ser pobre nem um rico ou seria então deus não descarta as duas características de um dia da sociedade pode haver pobre pode haver rico na sociedade o que não pode haver é a inveja daquilo que o outro tem o
desejo de ter aquilo o que não é meu e a insatisfação com que deus me concedeu nessa vida o trabalho a honra do trabalho não pode ser tirada de se dá do cidadão e eu preciso trabalhar se eu sou rico ou pobre isso não está nas minhas mãos mas tenha certeza disso todo homem que trabalha com o objetivo de ser rico ele cai em muitas ciladas esse é o princípio da escritura você não deve trabalhar simplesmente pensando em ser rico você deve trabalhar porque é senhor denúncia divina e você vai ter
o sustento da sua casa com dignidade por meio do trabalho e é isso que deus ordenou a nossa sociedade não pode não pode permitir que nós não podemos como igreja do senhor com os crentes do senhor nos acomodarmos a uma ajuda do governo no final do mês e passarm os a o dia em casa só agradecidos pois a ajuda do governo mensalmente que nos favorece e nos faz viver na miséria e nos mantém na miséria por muito tempo não a igreja do senhor entende nós somos como nosso deus que trabalha e nós
trabalhamos também não furtarei diz o texto sagrado nem mentirei nem usar e de falsidade cada um com o seu próximo interessante que o apóstolo paulo aplica essa verdade irmãos lá na carta aos efésios ele ele de maneira de maneira muito interessante ele vai ele vai nos ensinar lá na carta aos efésios acerca desse princípio que está diante dos nossos olhos por favor capítulo 4 mostro paulo escrevendo as refeições no capítulo 4 favor verso 25 diz assim a escritura sagrada e ele dá uma razão pela
qual nós não podemos mentir vejo verso em 5 do capítulo quadro por isso deixando a mentira fale cada um a verdade com o seu próximo veja paula que está afetando diretamente o televisor disco cada um fale a verdade com seu próximo aí mas ele dá um fundamento porque porque somos membros uns dos outros porque sons membros uns dos outros nós não podemos mentir para nós mesmos coisa princípio hora a mentira a primeira é a lei de deus ea mentira é a quebra da lei de deus mas ela é antinatural dentro
do processo do corpo é como se eu me disse pra mim mesmo é como se eu falasse para minha perna que o meu braço ele não quer fazer aquilo que quer fazer a minha perna não vai entender muito bem o corpo é uma parte única apesa r de ser diferente eu tenho que trabalhar em harmonia ea verdade é algo que emana da cabeça o cabeça-de termina o que cada membro do corpo deve fazer essa semana que passou aninha foi fazer a feira de ciência dela na escola e tinha prazer de lá e na feira de ciência não é foi
interessante aí ela falando sobre a questão dos sentidos né e aí ela foi falar sobre a pele e outros sensores quanto com outros receptores tem a pele de 2 a 10 milhões e aí ela tem um diálogo interessante lá que fala sobre essas características da pele e aí ela explica que essa é a alma uma ordenança para o cérebro então diz exatamente onde você está tocando o cheiro tudo isso ordenado pela cabeça e ela então faz um experimento com você ela diz então fechou seu olho pai eu fechava o olho dela
passava ela disse eu vou passar mas há um papel algum lugar do seu corpo a passar na mão aí um olho fechado ainda onde foi que eu passei o papel aí eu disse na minha mão aí como é que o senhor sabe di sso diz não sair ela falou porque os transmissores mandaram informação que serve informou você que foi a mão que foi tocado a cabeça informou que foi a mão que foi tocada mesmo com o olho fechado você sabe disso porque a toda a informação vem à cabeça é dele que é mandar toda ordem todo princípio
seria intrigante você imaginar não é na o corpo que depende do cabeça que é cristo agora andar na mentira como se cristo não falasse a verdade paulo diz não mintas uns aos outros fale a ve rdade um ao outro em mãos isso diz respeito à relação igreja corpo membresia diz respeito também à relação marido e mulher pai filho desde cedo nós precisamos cuidar disso no coração dos nossos filhos quando a mentira foi uma característica do discurso dos nossos filhos você precisa imediatamente repreender
os quatro países por uma simples razão a bíblia diz que o pai da mentira é o diabo ea igreja do senhor não tem parte com o diabo ela fala a verdade e não a mentira nós proclama mos a verdade e não a mentira e o filho precisa aprender isso desde cedo esse é o cuidado paternal a relação marido e mulher não minta um ao outro fale a verdade um ao outro a relação pai filho não minta o seu filho se você falar alguma coisa cumpra filho não conte uma história que não é verdadeira lembre-se mais importa
sofredo que pecar se cristo tivesse preferido pecado que sofrer nós gostaríamos divididos por toda a eternidade cristo entendeu que o pecado é normal do homem maior do que o sofrimento aí ele não só não teve não teve pena de si mesmo sofreu para que não pecasse e nós vemos os nossos filhos a aprender eu prefiro sofrer do que pecar eles têm medo da disciplina mas não tem medo do pecado eles preferem não ser disciplinados mas falar mentira exatamente o contrário nós devemos preferir a verdade
da mentira sofrimento deve ser o primeiro desejado e o pecado nunca desejado é melhor sofrer do que pecar os pais dos nossos pais passaram por isso noss os pais da igreja viver assim pendurados e madeiro queimados vivos ele tinha opção não o requeimado o pecado contra deus eles entenderam que era mágica não sofrer do que pecar porque cristo referiu sofrer a cometer um único pecado não mentais uns aos outros diz a palavra de deus no texto de levítico voltemos por favor da mesma estrutura do
texto moisés então descreve falando a palavra de deus ele descreve mais alguns preceitos acerca do modo de conduta do seu povo ele diz assim nem juarez falso pelo meu nome os profanadores o nome do vosso deus não use o nome de deus em vão não faça juramento falso em nome de deus que perceba que o nome de deus aqui irmãos é a trindade nós temos sempre a ideia de que está falando a primeira pessoa da trindade nome de deus refere se à trindade veja de batismo é assim então vocês vão
fazer discípulos e batizando em nome no nome do pai do filho e do espírito santo veja ele tem um nome pai filho e espírito santo é o nome então o nome de deus não pode ser tomado em vão e você não pode fazer juramento do nome de deus nem usando a primeira nem a segunda nem a terceira pessoa da trindade o que é pecado contra o senhor ora a atenção aqui jovens nessa verdade muitas brincadeiras e piadas nós fazemos com as pessoas da trindade outras brincadeiras nós ouvimos e rimos acerca das coisas
de deus nós não deveríamos permitir essas coisas nós não poderíamos reeditar as piadas porque isso é contra a lei de deus o nosso deus é santo na hora nós não somos como os muçulmanos que matam quando alguém fala mal do seu deus mas nós deveríamos ser profundamente radicais não permitir que o nome de deus fosse tomada em vão e nós não deveríamos manifestar-se não repúdio a tais brincadeiras a igreja do senhor teme o nome do senhor e ama ao seu senhor e vive em sua missão a ele nessa primeira art
ele então encerra os conceitos do nome do novo mandamento do terceiro mandamento e do sexto mandamento a gora da progresso 13 diante ele ainda vai tratar acerca do mandamento não matarás mas usando o aspecto mais abrangente veja no verso 13 não oprimirás o teu próximo nem o roubar as apaga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã até pela manhã o verso 14 não há clareza o surdo nem por tropeço diante do cego mas temer mais o teu deus eu sou o senhor perceba que a estrutura dos mandamentos
é sempre montada versos ea conclusão eu sou o senhor mais uma vez no verso 13 não termina qu ando ele termina 14 mostrando que o bloco está montado do verso 3gs 14 eu sou o senhor não oprimirás o teu próximo nem roubar as horas o interessante é que deus abomina a pressão deus ouviu as palavras do choro e o clamor de israel no egito 400 anos disse a moisés dirigida ao povo eu ouvi o clamor do meu povo por que fará o crime a israel para o fazia com que eles trabalhassem mais imagens recebessem
menos emendas e mais a pressão em cima de opressão e deus diz não oprime perceba que o que deus ordena ao seu povo foi exatamente o que ele fez com seu povo ele tirou seu povo da opressão ora irmãos é assim que é descrito a nossa salvação nós éramos oprimidos por satanás pelo pecado e pelo mundo e o senhor nos libertou da opressão da escravidão e nos tornou livres o efeito isso nós não vamos suprimir aqueles que trabalham conosco isso aqui certamente são desrespeito à lei de como acontece muito
comumente imagino na região nordeste no norte em alguma região sobre a escravidão de pessoas ainda é eu sei que tem um exagero nessa lei eu sei não é que essa lei da escravidão ela ela ultrapassa os limites acredito porque é uma região muito pobre em que você não tem como construir um palacete indivíduo morar dentro da mata daí eles vivem tendo aquelas cabanas para os adquira e ros aquela mata não tem como fazer eu sei disso entretanto é verdade que existe escravidão aí eu conheci de perto casos
verdadeiros que estão bem próximo da minha realidade faz endeiros na minha cidade levavam pessoas para trabalhar na sua fazenda e quando eles saíam dava um cheque pra ele e mandava um um matador de aluguel matavam divido enterrado na mata e trazia o dinheiro de volta para o fazendeiro isso aqui é um exagero as pessoas que trabalham pra você na sua casa ea lei vai estabelecer regras para esse trabalho que antes não tinha regra para esse trabalho as pessoas para trabalhar um dia e noite na casa
e ganhar um salário mínimo graças a deus a l ei nesse sentido foi muito correta estabelecer tempo de trabalho para essas pessoas e elas trabalham porque antes eram exploradas noite e dia às vezes a quinzena passavam 15 dias dentro de uma casa para depois sair mas não o cliente não precisa de uma lei a não explorar o indivíduo o crente tem o temor do senhor é a lei do senhor que disse isso não explore o seu aquele que trabalha o teu próximo não o primas o teu próximo nem você não vai roubar lo e
veja a expressão apaga do jornal eiro não ficará continua até pela manhã seja ele trabalhou uma jornada ele trabalhou um dia e você e teve o seu salário e vai pagar apenas no outro dia ele deveria sair de lá da sua casa um dinheiro na mão porque ele precisa comprar comida não retém é um salário dele na sua mão pág com justiça nós não precisamos simplesmente de leis para isso nós precisamos ter 6 ao senhor a não explorar o próximo que trabalha conosco você que tem empresa que tem funcionários que
trabalham pra você n ão exige de não exigir deles mais do que aquilo que a lei o limite da lei permite não faça com que ele burley não faça que ele trabalhe mais do que o horário mais antes de entrar antes e quando está próximo de cumprir horário ele vai lá bate o cartão e volta para trabalhar para não pagar hora extra ele esse princípio de equidade no nosso meio e nós não podemos permitir essas coisas irmãos como igreja do senhor a igreja precisa zelar pela justiça e se ele trabalha ele tem que
receber por aquilo que ele trabalhou alguém diz você vai trabalhar mais do que você vai ganhar e se você me denunciar eu te de mito e põe outro que tem uma filha de gente querendo trabalhar e você ainda ameaça o miserável com esse tipo de argumento não faça isso irmãos veja como deus te tratou você estava oprimido por satanás era escravo do pecado e vivia para satisfazer os seus desejos e deus enviou seu filho destruir as cadeias que o premium e te porém libere não escravize não o prima aqueles
que trabalham pra você o roubo mais uma vez é o cuidado de deus um princípio da propriedade privada esse é um princípio fundamental para a sociedade irmãos o direito à propriedade privada nós não podemos ea igreja precisa ter essa consciência esse discurso social não é igual em 1 de igualitarismo onde todo mundo é dono de tudo onde o governo manda em tudo e as pessoas têm exatamente a mesma coisa trabalhando diferentemente em posição diferente recebe a mesma coisa isso não existe isso aí nic o
isso é injusto isso é contra a lei de deus o princípio de deus é existe a propriedade privada ano é que quando você tira alguma coisa de alguém você rouba se deus não tivesse esse conceito ninguém rouba nada de ninguém porque alguma coisa pertence ao outro e não a mim logo não pode ser roubada e esse é um princípio claro invadir propriedade privada invadir aquilo que pertence ao próximo isso é algo que a igreja não pode compactuar isso é um dom de deus isso o senhor condena ainda na sequência do
texto por favor a outra parte do oeste 14 não amaldiçoar aires um surdo hora o senhor não pode ouvir e você vai amar onde sou surdo mas a segunda parte nem por tropeço diante do cego não pode ver ele está dizendo hora não não faça não oprima aquele que já tem necessidade não use da sua fraqueza para destruí lo estendo a mão socorro ao que não tem nada esse é o princípio que a escritura estabelece para nós irmãos muito claramente ela vai nos ajudar a restringir os atos de iniqüidade
na sociedade lembre-se irmãos nós servimos a um deus que tudo vê e tudo ouvir não o prima e não punha uma pedra de tropeço para aquele que não pode ver porque deus vê deus vê nós perdemos o temor do senhor é por isso nós agimos como que deus fosse cego surdo e não pudesse agir estamos acumulando pecado o dia da ira do senhor temê a deus ninguém vê mas deus vê ninguém sabe fazer sabe não seria insuficiente para me fazer andar corretamente porque não é thoma s boston diz é porque lá dentro do nosso
íntimo tem a fagulha do ateísmo é a fagulha do ateísmo e nós vivemos como se deus não pudesse ver e conseqüentemente como se ele não existisse porque eu me importa o que os outros não saibam que eu faço escondido aquilo que ninguém vê eu tenho paz porque ninguém vê nem deus existe conheci meu atual estou dizendo isso e thomas bostão dizer isso é a agulha do ateísmo no coração do homem nós temos que temer ao senhor eu sou o senhor teu deus não p onha pedra de tropeço no caminho de um cego
não amaldiçoe um surdo não pratique esse tipo de cuidado ainda palavra de deus diju expressão eu sou senhor veja veja o finalzinho verso 13 mais liberais o teu deus mais temerário tenso sai porque a sociedade o pecado do minas sobre a sociedade e as pessoas fazem o que fazem e cada vez mais ela se ela se alastra por que os homens perderam o temor do senhor porque a igreja a igreja não proclama o deus que deve ser temido e amado nós nos tornamos a pós-modernidade gospel que proclama o evangelho
do amor sem obediência ao senhor nós nos tornamos uma igreja vazia que doutrina e nós queremos agradar todo mundo quantos crentes no facebook colocaram mudaram a cor da sua figura pra pra imagem ali do arco íris da marca do jogo ganhei porque isso e mãos para mostrar que o evangelho que estão antenados perdidos não sabemos o que fazer porque esquecemos que eu sou o senhor teu deus e você precisa temer o meu nome o invers o 18 a palavra de deus comigo por favor romanos 3 10 18 à veja que paulo
aqui a partir do verso 9 ele está falando todos os homens na condição de pecadores ele vai dizer agora veste 11 não há quem entenda não aqui em busca de deus todos extraviadas um verso 12 a uma se fizeram inúteis não há quem faça o bem não há um sequer a garganta dele ser pouco aberto com a língua o engano veneno de víbora está nos seus lábios a boca ele já tem cheia de maldição e de amargura são os seus pés velozes para derramar sangue dos seus caminhos a destruição e miséria desconhecer
um caminho da paz não há temor de deus diante dos seus olhos veja que o texto diz daí a razão pela qual lá no texto específico de levítico no verso 14 ele diz não o mal diz orais o surdo nem por isto o tropeço diante diante do cego mas temer ice o teu deus como é que eu vou viver assim em retidão se eu tiver o temor do senhor é o santo temor do senhor lá eles vivem dessa forma porque não têm em mi m a deus porque não temem a deus essa realidade da nossa sociedade e este é o evangelho que se têm
ouvido por todo canto preste atenção nisso irmãos paulo e pedro vão encorajar os crentes até mesmo um senhor veja o favor a sua bíblia comigo a primeira carta de pedro capítulo um verso 17 veja como ele como ele encoraja a igreja tem um ao senhor a cargo de pedro capítulo v s 17 diz assim a escritura sagrada hora sim vocais como bye aquele que sem acepção de pessoas julga segundo as ob ras de cada um portais vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação ora veja só sim vocais como pai quem
é o nosso pai àquele que sem acepção de pessoas julga segundo as obras de cada um portais vos com temor no tempo da vossa peregrinação capítulo dois versos 17 por favor dos 17 assim tratá e todos com um ramalho os irmãos em 6 deus honrai o rei felipe ii capítulo 2 verso 12 por favor só são paulo ainda agora paulo vai falar isso ele pensa este capítulo a capítulo 2 ele pensa capítulo do especificamente versículo 12 diz assim a palavra de deus assim pois amados - como sempre obedecer x não só na
minha presença porém muito mais agora na minha ausência desenvolver a vossa salvação um temor e tremor a igreja não pode perder esse princípio de vídeo não façam isso em mão ao senhor que visita as coisas o que exatamente o que você faz escondido dos outros e que você vive em paz como se deus não visse porque isso porque falta o temor do senhor no seu coração a última parte do texto e vídeo por favor peço 15 em diante ele diz não fará injustiça no juízo nem favorecendo pobre nem comprazem em
dual grande com justiça julgará as o teu próximo não andar aí como mexer e queiro com o tempo entre o que o povo não atenda a atentar contra a vida do teu próximo eu sou o senhor foi a base do julgamento que o senhor estabelece a justiça não é a situação social de cada um é você tem uma justiça no brasil não é é que de modo geral favorece aqueles que têm poder e riqueza em relação ao pobre e você tem uma outra justiça assim a justiça trabalhista de modo geral e assim a justiça do
trabalhador sempre o empregado quase na sua grande maioria têm razão é como um status de aquele estatuto aquela lei o fato de ser pobre o fato de ser rico em determinado momento favorecesse o julgamento de algo na sociedade hora disse não é estática determina a pena de alguém mas a verdade seja o verso é claro não fará injustiça veja e aq ui é o que a injustiça no dia do juízo quando você julgar não fazer injustiças nem favorecendo o pobre não é porque ele é pobre e tem que ser favorecido segunda
parte nem com trazendo ao grande veja você vai você pode isto por tratar as pessoas dependendo da classe social delas o que julga as pessoas é o princípio da verdade quem determina isso é o próprio deus quando ele disse isso veja no final do texto ele diz é um justiça julgar as o teu próximo foi a base do julgamento a justiça não é a classe social do indivíduo que determinará a penalidade dele irmãos que esse é o porquê isso quebra tem um conceito equivocado que se tem da pobreza como sendo
aquele que deus tem mais prazeroso eu rico nem da estrutura da salvação é verdade que a escritura usa a linguagem da pobreza para falar da salvação e não da riqueza mas diante de um texto como esse você vê que não é o seu e pobres e rick determina o cerrado mas a justiça todos são pecadores o pobre não é não pecado r rico é pecador ou rico é um pecador e o pobre é pecador todos vão pagar diante da lei pelos seus atos e deus é justo e julgará os homens de acordo com a sua retidão agora dentro
desse princípio a escritura diz bem aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus perceba que a pobreza com essa ser uma bênção na perspectiva do seu conceito não por ser pobre e o que é ser pobre 55 disso todos vós que tendes fome sede mas não têm dinheiro nem preço não tem como com prar vinde bebê e comércios em dinheiro e sua empresa gratuitamente ora tenha podem é aquele que tem necessidade mas não pode adquirir é aquele que tem necessidade não pode agora eu preciso de
salvação mas não tenho como adquirir com a minha própria riqueza ou minha força o meu poder desde o princípio da salvação e aí vem a salvação pela graça eu preciso mas eu não posso tenho necessidade mas eu não tenho condições eu pareço de redenção mas não há força em mim pra conquistar eu pr eciso da graça de deus é por isso que é bem aventurado pobre nesse sentido mas não que o pobre você pobre vai estar na frente daquele que é rico na perspectiva da redenção se eu cios se a pobreza dele não foi
o espírito nem o pobre nenhum rico serão salvos e em espírito se eles não forem pobres de espírito na perspectiva de ver como zaqueu que se humilhou que devolver o que roubou que devolver o que era do ouro e foi salva pelo senhor como fariseu que era rico dinheiro de jesus de sá ele vende tudo que tem dá aos pobres e seguem ele não pode fazer porque amava mais riqueza do que a deus ora nesse contexto jesus disse que é impossível os homens é possível deus e vem a história de zaqueu em que ele
salva um rico dizendo um rico é salvo quando ele se torna pobre e diante de mim dizendo eu sou cego no eu não tenho nada para te oferecer tenha misericórdia de mim senhor mas quando diz respeito à justiça na sociedade nós não podemos julgar de acordo com a classe soci al das pessoas são a palavra direta àqueles que têm que tem que tem o poder de julgar e foi colocar foram colocados por deus para isso eles devem julgar com base na justiça e na verdade não com base em classe social porque deus não
faz acepção de pessoas e deus também não recebe propina deus não recebe problema na sequência do texto ele vai dizer no mesmo princípio não andar às como mexeriqueiro entre o teu povo não atentar às contra a vida do teu próximo eu sou o senhor eu sou o sen hor veja um aspecto interessante né é uma associação direta com a maneira comum ele trata nesse texto não é de modo tão claro essa legislação que estabelece aqui ela mostra que você pode matar alguém destruindo a honra dela
mexeriqueiro fofoqueiro aquele que vai bisbilhotar a vida do próximo ora irmãos nós temos isso institucionalizado nossos dias aquele que gosta de expor sua vida e aqueles que amam saber da vida dos outros o facebook está aí para mostrar isso de ixe de lado essa ferramenta o máximo que você puder use para aquilo que é bom e justo e correto mas o que ela serve apenas pra animal seu espírito de bisbilhoteiro mexeriqueiro e querer saber da vida dos outros nós amamos ouvir uma história de
alguém chegamos para falar com a pessoa querendo saber alguma coisa da vida do outro agora é só você acessa a página do facebook e você tem lá muitas informações das pessoas se expor a linha as pessoas se amam se expor a linha press ionante nós temos um princípio irmãos é um princípio bíblico em que isso leva à destruição da pessoa a intimidade exposta você atenta contra a vida do outro não apenas fisicamente mas destruindo a reputação da pessoa e sua escritura abertamente condena o senhor
abomina esse pecado que devemos fazer a última sessão do texto fechando esse quadro acerca da segunda etapa da lei ele diz não aborrecer age seu irmão no seu íntimo veja aqui o legislador ea natureza dele se fazendo vale r ele ama a verdade no íntimo foi isso que david isso lá no salmo 51 o senhor ama a verdade no íntimo não é no aspecto externo mas no coração ele diz para não aborrecer a seu irmão no íntimo você você pode você pode não matar o indivíduo fisicamente mas do seu coração você odeia
no íntimo você odeia seja irmão se você está preocupado apenas com aparência siga assim mas se você teme a deus você vai se encontrar diante do juiz e ele é prescrito tá vasco iria conhece as entranhas do nos so pensamento é esse o pensamento não fosse importante jesus não teria dito quando conversando com os fariseus por que maquinam isso no vosso pensamento deus conhece o nosso pensamento a ti se você vai matar alguma coisa mas o seu eu não o próximo se você vai matar alguém mate o seu irmão um
tio ódio do seu coração essa é uma marca da igreja irmãos alan e joão primeira casa de joão joão diz assim que os filhos de deus x diabos são conhecidos por isso porque os filhos do diabo eles não amam os filhos de deus eles amam o próximo essa é a marca ele diz não segundo kaim e matou seu irmão nós amamos como cristo amou a igreja de joão dando a vida por ela num coração 17 não aborrecer a ter um com seu irmão no íntimo mas repreender as o teu próximo aqui não é que nós temos um
aspecto interessante veja você não vai odiar um coração mas você vai repreender o seu irmão repreendeu simon veja esse conselho de prevenção né ele está associado ao invés de 18 que fa la do amor que há um princípio claro amarás o teu próximo como a ti mesmo perceba que o amor ele não exclui o conceito da repressão esse é um grande equívoco que nós temos também no meio da sociedade veja as pessoas imagina o seguinte é essa é uma idéia equivocada que a sociedade implantou não é então você se você
qual se opõem algum tipo de prática criminosa você não ama pessoa então você tem que parar num ódio hora a bíblia diz a amb o teu próximas ele diz abertamente o senhor diz ora repreender as do que o próximo no mesmo concelho no mesmo contexto em que ele me manda mal próximo ele manda repreender o próximo você pega esse trecho aplicado e mateus 18 quando alguém faz alguma comete alguma coisa contra você vai a ele tentar ganhá lo você vai repreendê lo o que é isso é uma expressão de amor o
objetivo de transmitir a pessoa do pecado você vai prender a pessoa do pecado e aí veja que esse conceito faz com que na nossa sociedade hoje quando você vê as práticas de iniqüidade que dá desse movimento lgbt na sociedade em outras áreas espalhadas você não pode falar contra porque se a falta de amor é interessante que o senhor diz repreenda repreenda e vejo a razão pela qual se deve repreender na sequência do tejo repreender as o que o próximo e por causa dele não levará sobre si o pecado
você vai repreendê lo e por causa dele não levará e sobre ti você pega quando você não repreende o próximo você tá vendo o próximo no erro e no peca do e você não socorre e você não alerta ele diz pecado certamente isso voltará contra você também esse é o mal que está muito muito sofrimento para a sociedade veja irmãos você vê você vê um filho com um comportamento que não agrada a deus seja ele na área de fogo da vida e você vê aquele erro não repreende o seu filho é que vai acontecer ele vai
trazer grande sofrimento pra vocês vão decorrer da caminhada e o amor que você achou que demonstrou para com ele na realidade era destru ição para ele quem me alertou que isso era pecado mas por outro lado depois de ouvir essas coisas você não vai dizer eu não fui alertado isso servirá de condenação por que você ouviu e não obedeceu além do senhor levítico 18 19 e sub 18 é citado no texto de mateus quando cristo fala ao discípulo discípulos e aquela multidão num sermão do monte ele disse o vídeo
que foi dito pelos antigos amarás o teu próximo e o ceará seu inimigo eu porém vos digo amai os vossos próximo e horário por aqueles que vos perseguem porque se assim fizerem vocês serão igual a vocês vão ser iguais aos vossos ao vosso pai celeste que faz cair chuva sobre bons e maus e sol sobre justos e injustos hora percebi que ali no evangelho de mateus o senhor tá citando uma interpretação errada dessa lei amarás o teu próximo eu queria meu próximo meu próximo em todo o trecho levítico foi
interpretado por aqueles da lei no período de cristo como sendo os judeus logo quem não era judeu era meu inimig o o gentil era meu inimigo então amarás o teu próximo ou de heróis o teu inimigo você vai odiar o teu inimigo o meu próximo jesus já responde a pergunta no evangelho de lucas quem é o meu próximo e aí fala parábola do bom samaritano quem é o próximo é aquele que está no meu caminho todo aquele que está no meu caminho é o meu próximo todo aquele por onde eu passo é o meu próximo então o
meu próximo eu tenho que alertar seja ele quem for que esteja ele onde estiver na posição que tiver eu preciso dizer você está errado e você precisa se arrepender do seu pecado seja um filho seja esposa seja um pai seja o prefeito seja alguém trazer um de seis aqui vou eu preciso ter a consciência de dizer a verdade e com amor trazia as pessoas para a verdade porque senão isso vai se voltar contra nós isso jesus explica isso dizendo por que vocês foram amados quando vocês eram inimigos de
deus então você tem que amar aqueles que vos pessoa por aqueles que vos perseguem você t em que amar o seu inimigo e orar por aqueles que vos perseguem amar o inimigo não significa veja toda vez que eu vejo alguém do ísis meu coração enche e olho enche de coração dizendo que povo lindo né do estado islâmico não é roxa que povo linda que o povo que eu gostaria tanto de passar uma temporada com ele não quero não me agrada mas o que significa amar o próximo amar o inimigo é fazer o bem aquele que me
faz o mal porque sabe quando você fomos amados por deus quando éramos inimig os dele paulo aos romanos diz ele nos salvou quando ainda éramos inimigos você percebe isto é a postura que revela de quem somos filhos e amar alguém não é um sentimento é a verdade você está em pecado e precisa se arrepender do seu pecado a iniqüidade você precisa se arrependendo a iniqüidade repreenda o seu próximo amarás o teu próximo amarás o teu próximo e aí nós vamos dizer nós somos filhos de deus porque amamos o
nosso próximo porque temos que viver assim mãos porque quem orde nou isso foi o nosso criador e o nosso redentor ele é autoridade sobre nós todas as vezes que abandonamos esses preceitos para seguir os preceitos do mundo nós trocamos de autoridade quem é o teu governo quem é o teu senhor meu deus a gente tirou das trevas do pecado rio sou o senhor teu deus esteja certo disso sua luta nessa vida esteja certo disso a autoridade é dele queira você ou não você vai ser julgado porque você quebrou a
autoridade dele o seu arrependimento nessa manhã a p reguiça e não trabalhar não acordar cedo e não cumprir suas obrigações arrependa-se porque essa não é a maneira que deus estabeleceu para você cuidar da sua casa trabalhe você vive não na vida dos outros ari de fazer isso agora irmãos porque deus ordena assim e busque orar pela vida das pessoas você tá vendo seu irmão vivendo num erro não fala nada você não ama porque se você o hamas se você falaria pra ele isso é pecado porque você vai levar
a alma dele do inferno pra você senhor j esus ainda abomine arranque lance fora o senhorio do teu coração e se submeta o senhor de toda a terra ea sua lei e os seus preceitos a thyssen ou eu quero obedecer a ti senhor eu quero andar contigo quero andar e fazer o que te agrada se assim fizermos nós poderemos dizer porque o deus de toda a terra é o meu senhor se nós não ferros ele é o meu senhor isto é eu obedeço não posso dizer que o amo e aí eu quero concluir como teste joão que nós lemos na
nossa emocional aquele que n ão ama aquele que ama a deus diz que ama a deus não guarda os seus mandamentos isso não ama se você diz que ama ao senhor mas não tem prazer na lei do senhor em fazer o que ele manda você não guamá você quer demonstrar amor por cento pelo deus à terra faça o que ele quer de você e obedeça os seus preceitos amanhã vamos ao senhor mais uma vez em mãos a deus só depende de nós damos graças por tua palavra e rogamos mais uma vez a tua misericórdia sobre nós a fim de que a
nossa alma e nos
0 Comentários