Romanos 15:1-13
Culto Matutino [31.01.16] Presb. Jorge Rios
onde irmãos é o brasil está de volta aqui para o convívio dos irmãos convive com os irmãos ainda que é estivemos afastados por um pequeno período de tempo e ainda que durante esse período também em comunhão e em contato com alguns outros irmãos mas sentimos falta dos irmãos é um prazer estar aqui de volta eu quero agradecer também as manifestações de de carinho e de sentimento de amor dos irmãos para comigo é durante esse tempo muito obrigado a todos é sempre um prazer renovado a consciência do
privilégio que é poder pregar a palavra de deus e fazemos isso na consciência de que não podemos dar para os irmãos praça passar para os irmãos nada de nós mesmos nada que há em nós mas apenas aquilo que o próprio espírito santo de deus nos comunica que nós queremos ser vasos ser usados nesta manhã para poder transmitir os irmãos abram suas bíblias em romanos capítulo 15 romanos capítulo 15 faremos a leitura dos versículos de 11 a 13 romanos capítulo 15 versículos de 11 a 13 a imitaç ão a cristo
a simpatia eo altruísmo é o título aqui do editor e o texto bíblico nos diz em romanos capítulo 15 11 a 13 ora nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar nos a nós mesmos portanto cada um de nós a grade ao próximo que é bom para a edificação porque também cristo não se agradou a si mesmo antes como está escrito as injúrias dos que trajavam caíram sobre mim pois tudo quanto outrora foi escrito para o nosso ensino foi escrito a fim de que pela paciência e pela
consolação das escrituras tenhamos esperança ora o deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros segundo cristo jesus para quê concorrente mente ea uma voz glory fiquei sal deus e pai do nosso senhor jesus cristo portanto acolheremos uns aos outros como também cristo nos acolheu para a glória de deus depois que cristo foi constituído ministro da circuncisão em prol da verdade de deus para confirmar as promessas feitas a os nossos pais e para que o gentil
glorifiquem a deus por causa da sua misericórdia como está escrito por isso eu te glory fiquei eu te glorificarei entre os gentios e cantar louvores ao teu nome e também disso alegrai-vos gentios' com o seu povo e ainda louvai gostou ao senhor vós todos os sentidos e todos os povos louvem também isaías diz haver arraes dgc aquele que se levanta para governar gentios' nele urgente esperaram e o deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vos so crê para que seja e rico seja mais ricos
de esperança no poder do espírito santo ora os irmãos seu nós estamos diante da sua presença e diante do tua palavra winner ante e suficiente suplicamos o deus nesse instante a direção do espírito santo para que nós que fomos encarregado de expor a sua palavra sejamos obedientes a tua voz sejamos usados pelo senhor que a tua igreja seja purificada nesta manhã que a tua palavra mude as nossas vidas abençoa cada um de nós nessa manhã aqui pais suplicamos em nome de nosso salvador jesus cristo na
mesma nós passamos o ano em na companhia agradável e e muito proveitosa e abençoadora para as nossas vidas dessa é pistola de paulo aos romanos e nós damos graças a deus porque nós praticamos a pregação es positiva e nós estudamos a bíblia como ela deve ser estudada um livro inteiro sem escolher trechos ao nosso bel prazer mas nós estudamos a palavra de deus em em toda a sua integridade e nós passamos o ano assim estudando a qui nessa equipe são os humanos os irmãos que participam dos núcleos
ainda tiveram o privilégio de além das pregações aqui na igreja discutindo os núcleos essa pista é tão valiosa para as nossas vidas as últimas ligações dos irmãos devem já que nós estudamos o ano inteiro mas pelo menos as últimas aí os irmãos se lembram ali a partir do capítulo 12 e até agora o apóstolo paulo começa a dar é uma série de ensinos para a nossa vida prática com base em casos concretos da realidade da igreja de roma ele começa a fazer uma série de ensinamentos que com certeza não são
regras mais têm chips ele vai nos ensinar como nós devemos nos comportar no nosso relacionamento com a sociedade com o estado e finalmente uns com os outros como irmãos dentro da igreja e se nós repararmos bem antes que paulo comece a dar esses princípios de como nós vamos viver a vida cristã que vai 12 a 15 do commercio da sua epístola até o capítulo 11 ele vai da fundamentação disso ele não começa a dar esse jeito de viver sem que antes ele tenha fundamentado por isso que na sua epístola que a
gente acompanhou ele vai começar a falar da condenação a que nós todos estávamos submetidos tantos judeus quanto gente us nós estávamos perdidos e afastados da comunhão com deus mas paulo vai mostrar que nós jamais poderíamos produzir uma justificação nossa própria para nos apresentarmos diante de deus e aí ele fala que essa justificação veio pelo sacrifício de jesus paulo fala de condenaç ão paulo fala da justificação paulo fala da santificação que a resposta que devemos apresentar diante de
deus em decorrência da obra que ele faz conosco e quando consequência também dessa santificação ele fala da glorificação fala da eleição da da escolha que deus fez é de nos trazer para perto dele antes mesmo da fundação do mundo enfim e após todo esse passeio pela obra de deus em nossas vidas paulo agora nos momentos finais da sua carta da sua equipe se ele vai tratar do módulo prático como nós devemos ver diante de tudo isso diante do fato de que éramos condenados fomos justificados respondemos
em santificação agora paulo vai nos dizer como viver essa vida prática e dá agora nós estamos concluindo aqui no capítulo 5 essa é pistola aos romanos capítulo 15 epson aos romanos e é se nós tivermos que tivéssemos que escolher qual qual o tema principal é a preocupação de paulo neste momento final aqui dessa carta certamente pelo decorrer de toda a nossa ordem do culto da liturgia os irmãos que com certeza são antenados já perceber a nossa temática e perceberam pelo pelo texto de efésios que
nós lemos que fala da nossa unidade como corpo do grande amor com que deus nos amou anos reuniu todos como o corpo também o texto de corinthians que nos falou a respeito do corpo de cristo que nós somos os cânticos teu povo e santuário de deus as palavras do presidente georgi então os irmãos já captaram aí o que de certa forma é a preocupação central de paulo neste final aqui da epístola aos romanos há uma cena num filme é não sei se muitos aqui certamente assistir aquele filme shrek pra mim é
bem marcante o que foi a primeira vez que guilherme foi ao cinema mas tem uma cena naquele filme que ela é a antítese do que paulo quer mostrar aqui pra nós nesse final da sua carta você se lembra que o burro ele é salvo de uma situação é bastante complicada pelo lucro e depois de ser acolhida e passar a casa ali nada a passar a noite na casa do sogro ele gostou de ter sido salvo gostou de ter a insegurança gostou daquela casa e ele amanhece fazendo uma série de promessas para o ouro e eufórica
e dizia 'não nós juntos agora nós vamos poder fazer isso nós vamos poder fazer aquilo nós nós mas em outro ele bruscamente interrompe o burro e eles burro calma lá não tem nós tem eu o que paulo está querendo dizer aqui no final dessa carta e em toda a carta é que não tem eu tem nós agora neste novo corpo nessa nova e se nessa nov a humanidade em que jesus nos colocou não tem mais eu agora só tem nós então o esforço de paulo aqui no final desta carta é que nós compreendamos que nós devemos lutar
pela unidade buscar a unidade é pela busca da unidade que paulo trabalha aqui no final dessa carta paulo está dizendo nessa carta que agora nós somos uma nova humanidade e nós agora somos guardiões uns dos outros nossa maior preocupação agora não deve ser mais nós próprios mas deve ser o outro pra isso que o senhor nos colocou aqui nessa nesse novo jeito de viver então é assim que paulo está concluindo a sua carta ele conclui o que ele já vem desenvolvendo nos capítulos anteriores para nos dizer
que nós devemos como igreja buscar essa unidade tudo para que o nome do nosso deus seja glorificado e e assim nós devemos acolher uns aos outros para que o nome do senhor seja glorificado então nós vamos refletir um pouco a respeito dessa conclusão de paula que eu estruturei a nossa mensagem é esta manhã da seguinte forma nós vamos inicialmente ver aqui no texto como nós devemos andar segundo ensino de paulo com esse novo jeito de viver que o senhor quer que andemos dentro desse novo jeito de
andar nós vamos perceber aqui que a palavra atribui algumas responsabilidades aos mais fortes o que já vem sendo tratado também desde a semana anterior e por fim nós vamos ver o exemplo de cristo como nós devemos andar dentro desse novo jeito de andar qual é a responsabilidade dos mais fortes há uma responsabilidade específica para os mais maduros e por fim o exemplo de cristo então vamos lá como nós devemos andar quando deus nos criou criou o homem ea mulher no éden ele certamente determinou um
jeito de viver para aquele para aquelas suas criaturas que seria fever em comunhão viverem unidade embora cada um fosse um mas certamente eles deveriam um no fundo ser uma comunidade como a espécie de homem coletivo entretanto o homem peca e ao pegar isso tudo vai por água abaixo ali ás esse sinal de que a unidade não existe mais de certa forma está presente momento em que eles passam a sentir vergonha de deus a ouvir a sua voz e certamente um do outro porque perceberam que se encontravam no mas
talvez um sinal mais concreto e mais marcante de que o homem rompeu com o outro e não só com deus a gente tem ali um momento tão dramático quando caim matou abel certamente ele estava dizendo o homem estava dizendo eu nem só quero que deus não mande na minha vida que deus não não tem nada a ver com a minha vida como também não quer o outro se intrometendo comigo eu quero viver separado do outro eu quero mandar meu destino eu mando na minha vida então nós vimos que quando jesus faz a
obra sacrificial dele por nós na cruz e nós nos enquadramos nesse plano de deus aceitando que jesus morreu por nós e nós estávamos ali representados a nossa comunhão com deus é restaurada mas também além disso a nossa comunhão com o outro tanto é que deus nos coloca para viver em comunidade viver a igreja agora formando um só corpo então o senhor usa esta hora para esse projeto original dele que era o homem comunhão com ele o homem comunhão com o outro nós passamos a viver em comunidade e
paulo vai tratar disso em outros momentos ele vai tratar por exemplo é em filipenses quando ele diz quero que vocês pensem a mesmas coisas sejam um unidos de alma ea moya de 67 certa forma à carta aos efésios como um todo trata dessa espécie de hom em coletivo que nós somos como igreja agora nós não somos mais um só todos juntos nós chamamos o corpo de cristo a igreja então é isso que paulo está nos exortando a que no final da sua carta ele está nos reportando a essa busca pela comunhão a busca
pela unidade nós devemos acolher uns aos outros buscar essa comunhão reparem como argumento de paulo passa muito próximo a ele do que jesus orou na oração sacerdotal lá em joão 17 por exemplo quando nos prestes a ser levado a cruz melho ra ao pai e ele diz olhe eu quero que eles sejam um para que o mundo creia ninguém prestes a morrer vai se lembrar de coisas que não sejam essenciais para a sua vida e ainda mais jesus que era sem pecado e nos seus momentos finais ele ora pela igreja e ele disse
pai eu quero que ele seja um para que o mundo creia não creia então a idéia de paula que nesse momento final de romanos o argumento de paulo é esse mesmo argumento de jesus na sua oração sacerdotal é um esforço para que todo homem toda raça todo o povo em todos os lugares possam ver a igreja vivendo em união e possam ver nisso o que jesus fez por nós e possam glorificar o nome de jesus a idéia aqui é que nós como agora um povo que tem os seus corações circuncidados que ele fala que jesus é o
início da circuncisão então nós agora com os corações circuncidados com os corações transformados com os corações mudados nós vamos agora viver de tal forma que o mundo perceba isso e nós só podemos demonstrar qu e os nossos corações foram mudados foram transformados e foram circuncidados quando nós vivemos isso na prática não é só com palavras nós temos que viver e demonstrar no nosso dia a dia que o nosso coração foi transformado se nos separarmos é a história da humanidade não é difícil a
gente perceber que a história do mundo a história dos homens é marcado pela violência pelo ódio pelo rancor pela desunião pelo preconceito pelo juízo ou seja tudo aquilo que foi a própria proposta de deus para nós então como é que nós que agora dizemos que os nossos corações foram transformados que foram circuncidados pelo ministro da circuncisão podemos conviver com uma igreja mas praticando essas mesmas coisas que o mundo pratica e que é diametralmente oposto ao projeto de deus para nós então
nós temos agora que movidos pelo que cristo fez por nós demonstrar o contrário demonstrar que nós buscamos a unidade que nós nos acolhemos em amor que nós nos suportamos no contexto em que o verbo usado aqui na palavra de deus porque quando nós buscamos essa unidade de todo o coração nós testemunhamos que aquele que mudou a nossa vida é o príncipe da paz se ele é o príncipe da paz nós agora devemos viver para promover a paz se jesus é o principal restaurador nós devemos viver de forma a
promover restauração em nosso meio a promover a comunhão a culpa a promover a reconciliação então é disso que paulo está tratando aqui no final da sua carta e em diversas ep lu z de paulo ele vai tratar daqueles mandamentos onde deve haver mutualidade nosso meio onde deve haver reciprocidade e também aqui nessa carta os irmãos estão com suas bíblias abertas e olhem por exemplo no no versículo 15 ele vai dizer no final do versículo 5 que tenhamos o mesmo sentir de uns para com os outros o mesmo
sentimento nos 6 ele diz aí que a nossa adoração deve ser concordante ele diz é quase como nós se a dor a semusa a uma só voz de tal forma com o corte a nossa adora ção que é como se fosse uma só voz adorando aqui nesse lugar e no 15 7 ele disse que nós devemos nos acolher uns aos outros em amor então são princípios de mutualidade que paulo está tratando aqui nessa carta que nós devemos batalhar por eles claro que quando a gente chega aqui cada um chega com seus conjunto de confecções de valores
nós tivemos criações diferentes formações diferentes por isso que essa pública pela unidade não necessariamente uma busca fácil com certeza é difícil en tretanto nós devemos entender que é o senhor que nos possibilita isso e paulo ele não subestimava que isso era difícil tanto que apenas nesses 13 versículo que nós lemos depois de instruir ele ora pedindo ao espírito santo que produza isso no seio da igreja então como eu falava nós chegamos aqui cada um aqui com sua formação seus valores que não
necessariamente se coaduna com os valores que estão na palavra de deus ea gente considera esses valores que nós temos aquele conjunto de cre nças nossos a gente quase que considera eles como sacrossantos nós transformamos eles em princípio e qualquer crença de alguém que não se encaixam se enquadrem nesses nossos princípios nós tendemos a desprezar não é por isso que essa busca pela unidade deve é despertar em nós essa luta saber que algo difícil que só podemos conseguir com a obra do
espírito santo em nossas vidas então esse é o jeito que deus quer que vivamos a igreja na consciência de que nós somos a restaur ação daquele projecto de humanidade de deus vivendo em comunhão é unidade cada um é suportando ao outro cada um sustentando o outro cada um acolhendo o outro é assim que deus quer que vivamos agora dentro desse novo jeito de viver dessa nova humanidade daqueles que tenham seus corações circuncidados o texto de paulo atribui uma certa responsabilidade diferenciada aos
mais fortes nós vamos certamente desde a pregação anterior que paulo trata ali que naquela comunidade que era formad a tanto por judeus quanto por gentios' pessoas informações diferentes havia problemas em decorrência dessas culturas diferentes dessas formações por exemplo alguns irmãos judeus pelo fato dele sempre terem vivido de acordo com os princípios judaicos e com as leis e com as normas judaicas mesmo agora convertidos alguns deles não conseguiu se libertar totalmente continuavam dando
importância e acatando por exemplo algumas restrições alimentares que os judeus tinham que seguir confor me a lei cerimonial lado levítico ou seguir determinados dias de festas entretanto os irmãos gentios' que não foram criados com essas culturas eles não se importavam com nada disso eles se ele certa forma mais verdade não tinham restrições alimentares e nem observava esses dias de festas como judeus observavam e paulo vê ali que diante dessa diferença de cultura pode estar ocorrendo um
problema aqueles que observavam o que os judeus observava vasco observavam como as questões alimentares e de festão festas eles podiam ter a tendência de dizer 'não' esses que não observam não são cristãos de verdade entretanto os que não observavam nada disso como gentios' eles podiam de certa forma ver os judeus como crentes é preso ainda coisas do passado as sombras do passado e podiam então a tendência de menor 3 a esses clientes que ainda estavam ligados a isso aí paulo reconhece que agora
a nova vida em cristo nos faz completamente diferente que nós realmente não somo s mais obrigados a seguir as leis cerimoniais antigas dos judeus que eram apenas sombras do que deus queria ensinar para o seu povo e de certa forma pauli considera que as pessoas que não estão mais à pegadas a essas sombras do passado eles podem ser reputados como mais maduros na fé mas reparou que paulo aqui não está dizendo que os menos maduras são inferiores aliás foi isso que nós lemos no texto do corinthians
ele não tá dizendo os inferiores e superiores ele está dizendo os fr acos e os fortes e aqueles que são mais fortes os que já conseguiram progredir mais nessa caminhada da vida cristã não é à toa que eles conseguiram esse progresso maior e pelo fato de deus ter permitido a uns maior progresso na caminhada exatamente a esses que são mais fortes é atribuída alguma responsabilidade diferenciada e é isso que paulo está ensinando aqui vejo aí no na primeira parte do versículo primeiro do capítulo 15 é
os mais maduros devem suportar as debilidades dos mais f racos daqueles que estão caminhando agora como eu disse não são os mais superiores meus mais inferiores àqueles que já conseguiram o maior progresso na caminhada cristã devem suportar os mais fracos e certamente a melhor interpretação pra que houver para o verbo suportar não é aquela corriqueira do nosso dia a dia que ela vulgar do nosso dia-a-dia de tolerar não é suportar no sentido de sustentar de dar suporte não é é a força de um que são
os fortes compensa a fraqueza do outro a fra queza dos mais fracos dá suporte da fraqueza dos mais fracos então o propósito daqueles que já conseguiram um progresso maior na caminhada cristã é dar suporte aos fracos é sustentar os mais fracos pra que eles não caiam então os mais fortes devem suportar as debilidades dos mais fracos aqueles que estão caminhando agora ou ainda que não que já há algum tempo na igreja mas que não conseguiram progredir muito porque a vida cristã eo crescimento a
maturidade cristã necessariament e não está ligada ao nosso tempo que nós temos de vida cristã e infelizmente nós percebemos pessoas já tanto tempo nessa caminhada mas que ainda são fracas é como se começasse agora então nós temos os mais fortes a obrigação o dever conforme a palavra de deus nos ensina de sustentar os irmãos mais fracos ainda nesse versículo primeiro na parte b ele diz que os mais fortes não devem agradar a si próprios mas viver respeitando a consciência fraca dos menos maduros
ou seja os mais fort es não devem colocar em primeiro plano apenas satisfazer os seus caprichos seus interesses não deve buscar em primeiro lugar coisas para ele mas eles devem canalizar os seus esforços visando ajudar o outro visando agradar os irmãos não é que eu vá abrir mão daquilo que é importante pra mim mas ao fazer isso eu tenho que ter em mente que se a minha preocupação principal é agradar a mim próprio que eu posso com isso não está edificando a vida do irmão então deve haver um
esforço dos mais fortes para agradar o outro eu não posso pensar bom se o irmão não cresceu nessa área aqui e ele vai se escandalizar com isso que estou fazendo ele que se lixe eu vou fazer porque eu tenho consciência que estou fazendo certo não nós devemos pensar em agradar o outro nós devemos nos esforçar para agradar o outro nós não devemos pensar principalmente nós próprios mais nós devemos nos preocupar com aqueles que são mais fracos nessa caminhada no versículo 2 ele diz que nós devemos
nos preocupar com aqueles que com aquele que vai dignificar a vida dos mais fracos então quando os mais fortes não pensam principalmente neles próprios quando eles buscam agradar o outro pensando na sua edificação e agradar os mais fracos não quer dizer que nós não vamos nos submeter que os mais fortes deverão se submeter aos caprichos dos mais fracos e fazer tudo aquilo que vai agradar os mais fracos não há um critério da palavra de deus é desde que seja buscando a sua edificação não é faze r
a vontade dos fracos qualquer que seja ela é buscando agradar os mais fracos com o intuito de edificar a sua vida então nessa caminhada de buscar a edificação da vida dos mais fracos certamente passa pelo fato do que às vezes nós teremos que exortará lo em amor às vezes nós teremos que dá um puxãozinho de orelha nos mais fracos em amor não é fazer tudo que os fracos querem não é de repente se sentir refém dos mais fracos porque o critério da palavra de deus é que nós devemos busc ar agradar os
mais fracos desde que isso seja para a sua edificação para a edificação de sua vida agora porque nós devemos suportar as debilidades dos mais fracos e não agradar a nós mesmos por causa do exemplo de cristo é isso que paulo vai dizer aí nós devemos agradar e suportar as debilidades do irmão porque cristo fez isso é seguindo o exemplo de cristo é o servo na verdade ele não pode é estando com o seu senhor se recusar a fazer algo que o seu próprio senhor fez a se servir de algo que seu
próprio senhor se serviu então jesus cristo como nosso senhor e rei ele foi o primeiro a dar o exemplo o exemplo de que não buscam agradar a si próprio mas buscou a fazer tudo pela vida do outro que somos nós mesmos né é a palavra de deus nos dise nós podemos conferir isso lá em filipenses capítulo 2 um texto bastante conhecido que ele não usou cruz e paz por usurpação ser igual a deus mas que eles se esvaziou ele buscou se esvaziado aquilo que ele era par a assumir o nosso lugar para assumir o
lugar do outro e jesus cristo ao nos dar esse grande exemplo ao se ele o maior reconciliador ao ser aquele que se esvaziou totalmente de buscar os seus próprios interesses ele agora nos diz que nós devemos evitá lo nós devemos também não buscar o nosso interesse mas buscar o interesse do nosso irmão buscar principalmente o interesse do outro nós temos que agir assim paulo acho assim em sua vida e ele nos dá exemplo nessa própria carta que esse os irmãos os irmãos certamente já leram mas
na segunda parte aí desse capítulo 15 que nós não vemos aqui e como ele fala desde o início dessa carta ele ele fala de que sempre houve um desejo seu grande de estar com os irmãos de roma porque ele não fundou a igreja de roma e ele não conhecia aquela igreja mas ele vai dizer aqui que ele nunca pode visitar esses irmãos porque o seu objetivo precípuo seu objetivo principal era agradar a deus e fazer a obra de deus se pelo fato de ele está empenhado nessa obra ele nunca teve oportunidade de
visitar aqueles irmãos ali e mesmo agora com essa carta ele está e dizendo que pretende visitar esses irmãos desfrutar do amor deles ali mas ele disse que primeiro vai a jerusalém levar a oferta que foi retirada na macedônia e na calha para levar a que os irmãos e só depois disso se deus permitir que ele pretende passar ali na igreja de roma e ali ele não ficaria também nós sabemos que o plano dele ele prega o evangelho no ocidente na espanha então paulo seguindo o exemplo de cristo ele não
busca em primeiro lugar os seus próprios planos ele sempre está colocando outra primeiro plano a obra de deus em primeiro plano o irmão em primeiro plano então paulo dá o seu próprio exemplo ele disse que a vida dele teste fica a cerca disso mas acima de tudo ele nos manda seguir o exemplo de cristo que é o exemplo de se dar o exemplo de se doar o exemplo da bondade e da compreensão então repito paulo ao fina l dessa carta quer nos levar essa compreensão de que nós agora somos a restauração do
projeto de deus para a humanidade nós vivemos sendo guardiões uns dos outros paulo trabalha com a mesma ideia que cristo trabalhou porque nós devemos suportar as debilidades dos mais fracos eu já falei porque cristo teu exemplo e nesse texto aqui nós vemos que cristo dá um exemplo conforme paulo diz leahy o versículo 3 do capítulo 15 cristo dá um exemplo ao não agradasse a si mesmo porque também c risto não se agradou a si mesmo então nós já vimos que lá na casa de phillip pences paulo nos diz
que cristo se esvaziou não sou por usurpação o ser igual a deus e aqui na parte bds versículo 15 quando paulo utilizado em júris dos que trajavam caíram sobre mim e os irmãos que têm a bíblia que têm essas referências estão vendo que aí no início de junho dessa parte b tem uma letrinha quem tem aversão igual a mim tem uma letra de lá nessas pequenas referências nós vamos ver que a e pa ulo está fazendo uma citação dos álbuns 69 versículo 9 aliás paulo c desse texto aqui que toda a escritura tudo
quanto foi dado foi escrito foi escrito é para que nós aprendêssemos a ter paciência e consolação foi escrito para nos ensinar e paulo apenas nesse pequeno texto é que ele vai fazer diversas citações das escrituras no velho testamento mostrando que não só ele tinha um discurso de que a escritura é importante mas como ele praticava esqui em sua vida então paulo cita que os a lunos 69 onde são é um são palavras de jesus jesus estaria 100 das injúrias dos que trajavam caíram sobre mim e nós
podemos entender isso de duas formas uma que jesus é entende as injúrias praticadas contra deus como praticada contra ele próprio porque é ele era deus mas calvino vai dizer se um comentário de romanos que nós podemos também entender que jesus está dizendo o seguinte é eu estou me colocando tanto em último plano tome esvaziado tanto de mim mesmo que essas injúri as que os homens estão fazendo contra o senhor eu vou tomar para mim é como se eu mesmo estivesse praticando essas injúrias porque jesus
assumiu nosso lugar jesus ficou nosso lugar e as injúrias que nós praticamos contra deus ele apresentou diante de deus como praticadas por ele próprio porque eles se encarnou como homem então que jesus está dizendo é isso aqui eu não quero agradar a mim mesmo tanto que essas injúrias que os homens estão praticando as contra deus eu vou assumir o luga r deles eu vou apresentar diante de deus como praticadas por mim próprio então cristo não agradou a si mesmo ele agradou o pai nos veículos 5 e
6 ora o deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros segundo cristo jesus para concórdia em mente uma voz glory fiquei sader os pai e ao nosso senhor jesus cristo nós devemos pensar concorrentemente e paulo não está dizendo aqui que nós devemos todos pensar exatamente a mesma coisa do que o ensino do apóstolo é que nós devemos ter unidade naquilo que é essencial a fé cristã naquilo que é essencial a palavra de deus naquilo que é o alicerce deste é
difícil de doutrinas que paulo ensinando em sua carta então aliás pensar concorde mente é um é de certa forma até um critério básico para que nós possamos adorar sua adoração verdadeira deus da igreja quando essa adoração unânime quando essa adoração sua como se fosse a uma só voz como paulo quer nos ensinar aqui então paula n os manda é o ser humano e menos na adoração e buscar essa unanimidade seguindo o exemplo de jesus porque é que nós devemos adorar e nós devemos buscar essa unidade no
espírito a unidade da palavra de deus a unidade de jesus cristo não é uma unidade produzida por nossos próprios esforços por uma ideologia mas a unidade conforme a palavra unidade conforme a palavra no 15 7 15 7 portanto a colher vos uns aos outros como também cristo nos acolheu para a glória de deus nós devemos no s acolheu uns aos outros porque cristo fez isso e aqui nessa nessa por são paulo vai nos ensinar que é nós todos tanto judeus quanto gentios' como ele vem falando desde o início da sua
carta tanto judeus quanto gentios' foram justificados por jesus foram acolhidos por jesus os judeus para que se cumprisse a palavra de deus porque o pacto de deus era com os judeus e os agentes foram alcançados pela misericórdia então cristal morrer por nós na cruz ele nos acolher a todos tanto judeus q uanto gentios' e nós vimos que do versículo 8 aos 12 paulo faz uma série de situações aí da palavra de deus todas elas querem mostrar na palavra de deus porque os gentios' estavam incluídos como
eu falei aquela igreja a igreja constituída por judeus e gentios e as escrituras elas foram dadas para os judeus as promessas foram para os patriarcas então não havia entre aquele povo ali entre aqueles cristãos nenhuma dúvida de que a vinda do messias era o cumprimento da palavra de deus ao s patriarcas entretanto já que não havia tantas promessas ou não a via mestras para o sentiu se tão perceptíveis e assim paulo tem um esforço a mais para explicar com diversos textos da palavra de deus
que jesus também acolheu gentios por isso ele faz aí quatro citações da palavra de deus acompanhe as suas bíblias por exemplo nuno 15 9 onde ele diz aí no finalzinho como está escrito é ele vai dizer por isso eu te glorificarei entre os gentios e cantar e louvores ao teu nome é u ma citação se vocês forem ver no rodapé de uma das notas da sua bíblia é uma citação de segundo samuel capítulo 22 versículo 50 então ele cita um texto do velho testamento naturalmente que era o a palavra de deus
conhecido na época para atestar que cristo acolheu os gentios' também ele vai citar no 10 alegrai-vos gentios' com o seu povo é uma citação de deuteronômio 3243 que mais uma vez incluiu gentios' 11 ele diz louvar ao senhor vós todos os gentios' e todos os povos o love é uma citação nossa bastante conhecido do salmo 117 ver se que o primeiro e por fim o 12 ele se diz isaías ao dizer haverá raízes gs é aquele que se levanta para governar o ingente us então paulo faz um esforço um pouco mais
demorado para mostrar que os gentios' também foram acolhidos por jesus que ele não veio só para os judeus ele veio para os judeus ele veio para os da circuncisão como paulo fala aqui mas ele veio também para os gentios e paulo faz essa série de citações al i para deixar claro isso para aquela igreja formada por judeus e gentios que jesus foi constituído por ministros sobre todos tanto judeus quanto gentios' deus por causa da promessa urgente us por causa da misericórdia por causa da graça do
senhor então nós devemos seguir o exemplo de cristo porque ele não se agradou a si mesmo como o texto diz ele se colocou no nosso lugar e as nozes injúrias ele tomou para si como se ele mesmo tivesse praticado essas injúrias diante de deus porq ue através de cristo é através dele que nós adoramos em espírito de unidade através da sua palavra não por causa de uma ideologia mas por causa da palavra porque cristo acolheu tanto aos forte quanto aos fracos que está a acolher a todos ele não faz
acepção de pessoas como paulo fala no início dessa carta ou aos romanos e porque cristo foi constituído por deus como um ministro das tantas da circuncisão quanto pela sua misericórdia foi constituído o ministro para os gentios por isso nós devemos seguir o exemplo de cristo que nós possamos compreender irmãos que nós somos essa nova unidade conquistada por cristo morreu na cruz um povo que agora não pensa mais no eu mas pensa nós um povo que vai se desgastar que vai dar tudo disse que
vai buscar a unidade que vai buscar viver em comunhão que vai buscar viver a mutualidade apoiando um ao outro acolhendo um ao outro e como eu já falei há pouco nós temos a consciência de que isso não é fácil e paulo tamb ém tinha essa consciência por isso ele ele vai orar em dois momentos nesse nesses pequenos versículo sair por exemplo nós vamos ver aquino no versículo 5 ele vai dizer olha o deus de constância e de consolação vos deu mesmo sentimento ele ora buscando isso do pai e no finalzinho
também no 13 ele torna agora e dizer agora o de esperança vos encha de todo gozo paz na vossa fé para que abunda e na esperança pelo poder do espírito santo ele tinha consciência de que só pelo espírito santo nós podemos conseguir a unidade é é certamente alguns que já tem uma caminhada na vida cristã já ouvi essa mensagem por diversas vezes ela não é nenhuma novidade a gente sabe disso e intelectualmente entretanto a prática disso no nosso dia a dia é que a gente tem que buscar e tem que viver
isso aliás é o o apóstolo pedro na sua segunda é psl quando ele no comecinho do capítulo 3 ele escreve e ele diz assim olha eu estou escrevendo novamente pra vocês e eu estou fazendo isso é pra le mbrar mente esclarecido de vocês ele está dizendo olha eu tenho consciência que de certa forma que eu tô falando aqui vocês já sabem mas eu quero renovar isso na mente de vocês vocês já sabem disso mas eu quero renovar então ainda que seja uma mensagem conhecida que nós tenhamos consciência disse que
devemos buscar a unidade porque agora nós somos um corpo que a gente possa buscar isso na prática no nosso dia a dia eu não sei se o certamente o pastor não vai dar por encerrada a que o livro ai pessoal humanos e quando eu estava preparando essa mensagem eu mais uma vez ele o capítulo 16 e por alguns momentos eu mesmo cheguei a pensar bom esse capítulo aqui é talvez não preciso a mensagem sobre ele porque ali paulo está se despedindo deles faz uma menção a diversas pessoas que participaram do
ministério dele ele agradece ele recomenda que olhe por esse e por aquele mas de repente eu me toquei a palavra de deus é tão grandiosa que a grande ameaça gente menos espe ra a gente pode tirar lições preciosas sul esse capítulo 16 vocês podem ler pois ele fala de tantas pessoas que participaram do ministério de paulo e ele está aqui dentre outras coisas para nos lembrar que nós não somos apenas uma organização humana nós não somos uma estrutura um estatuto rol de membros nós somos pessoas
pessoas que podem contribuir com aquilo que elas são mesmo fracas ou fortes com essas pessoas aqui contribuíram para o ministério de paulo a igreja é formada po r pessoas é um corpo foi isso que nós contamos aqui nós somos o seu povo somos o templo do espírito santo nós somos esse corpo de cristo essa nova humanidade então que nós possamos irmãos batalhar dar tudo de nós por essa busca da humanidade e faça aquela pequena coisa que está ao seu alcance não precisa ser coisas grandiosas cristo nos
deu exemplo então o que a gente batalha que a gente busque e que a gente possa cada dia sempre que nos deparamos com situações concretas com o outro e com irmãos situações de conflitos sempre que os nossos planos estiverem diante de nós nós possamos pensar bom e agora toda a nova realidade na realidade que o senhor me colocou agora na realidade da igreja não tem mais eu agora só tem nós é isso que paulo time fazendo um esforço para nos ensinar que no final da sua epístola aos romanos que o
senhor possa nos abençoar e que nós possamos buscar vivê isso no dia a dia porque é não só com palavras mas principalmente com a nossa v ida é que nós vamos mostrar que os nossos corações foram mudados transformados circuncidados que agora nós devemos apresentar um novo jeito de viver que buscam da unidade tendo cristo como exemplo e tudo isso para que o mundo veja creia e o nome de deus seja glorificado amém vamos orar senhor nós queremos louvar o teu nome que o senhor nos trouxe nesta manhã
a esse local para juntos como o corpo como igreja como povo temos nós prestarmos culto de adoração obrigado pela tua palavra se o deus e que nós possamos amar a tua palavra que ela possa ser o nosso prazer de dia e de noite como dizem salmista que nós possamos ter a consciência de que tudo quanto foi escrito foi escrito para nós em sim para o nosso crescimento para o nosso alimento que possamos buscar a unidade senhor deus e que possamos fazer isso para além de palavras que com a nossa vida nós
buscamos ser um que possamos apoiar aqueles que consideremos que consideramos mais fracos que possamos buscar na vidas nas vidas desses que consideramos mais fracos buscar também exemplos para nós para edificar as nossas vidas pai e que acima de tudo nós possamos buscar o exemplo de cristo que em nenhum momento buscou agradar a si mesmo mas agradar o pai e se colocar em nosso lugar e aí não do nosso salvador jesus cristo que oramos nesse instante amém mãos encerrando este momento eu quero trazer
esta palavra apostólica que é ao mesmo tempo uma oração e uma bênção ea palavra meio de graça e eu v
0 Comentários